Max Verstappen venceu neste domingo o Grande Prêmio do Catar, a 17ª etapa da temporada 2023. A vitória foi a primeira do holandês da Red Bull depois de assegurar o título do ano, na corrida sprint da véspera.
De quebra, a vitória em Lusail foi a 14ª de Verstappen na temporada 2023. Com mais uma, ele igualará o próprio feito em 2022, quando venceu 15 vezes e se tornou o piloto com mais vitórias em um mesmo ano na história da F1.
A McLaren completou o pódio, com Oscar Piastri em segundo e Lando Norris em terceiro. George Russell foi o quarto colocado com a Mercedes, depois de sobreviver a um acidente com o companheiro de equipe, Lewis Hamilton, na largada - o heptacampeão levou a pior, abandonou e assumiu a culpa.
A Alfa Romeo também teve um final de semana para comemorar, com Valtteri Bottas em oitavo e Guanyu Zhou em nono. O chinês cruzou a linha de chegada em décimo, mas ganhou uma posição após a punição aplicada a Sergio Pérez no fim da prova – o mexicano da Red Bull caiu de nono para décimo no resultado.
Completando as dez primeiras colocações, Charles Leclerc (Ferrari) foi quinto, com Fernando Alonso (Aston Martin) em sexto e Esteban Ocon (Alpine) em sétimo.
Classificação da temporada da F1
Confira a pontuação dos cinco primeiros colocados do Mundial de pilotos 2023 após o GP do Catar:
- Max Verstappen (HOL/Red Bull): 433 pontos
- Sergio Pérez (MEX/Red Bull): 224 pontos
- Lewis Hamilton (GBR/Mercedes): 194 pontos
- Fernando Alonso (ESP/Aston Martin): 183 pontos
- Carlos Sainz (ESP/Ferrari): 153 pontos
Próxima corrida da F1
A Fórmula 1 volta às pistas no Grande Prêmio dos EUA. A etapa em Austin é a 18ª de 2023 e acontece entre os dias 20 e 22 de outubro - mais uma vez, com cobertura completa do Grupo Bandeirantes de Comunicação.
Confira como foi o GP do Catar: