Max Verstappen (Red Bull) conquistou a pole position para o Grande Prêmio do Canadá, neste sábado (17), em Montreal. É a quinta pole do holandês em oito etapas na temporada 2023 da Fórmula 1.
O holandês chegou a assumir a primeira posição no Q3 ao marcar 1:27.059 na primeira tentativa. Depois de uma breve bandeira vermelha, melhorou o próprio tempo para 1:25.858 e assegurou a posição de honra.
Nas sete etapas anteriores, Verstappen já havia sido o pole em quatro ocasiões: Bahrein, Austrália, Mônaco e Espanha.
O segundo lugar na classificação ficou a uma surpresa: Nico Hulkenberg, da Haas, a 1.244 de Max Verstappen. Fernando Alonso, da Aston Martin, ficou em terceiro. Hulkenberg, porém, foi um dos vários pilotos que perderam posições após punições - confira como ficou o grid.
A Mercedes fez uma boa apresentação, com Lewis Hamilton em quarto e George Russell em quinto. A McLaren, que colocou os dois carros no Q3, teve Lando Norris em sétimo e Oscar Piastri em nono - o australiano bateu logo no começo da última etapa da classificação e provocou uma paralisação, mas conseguiu registrar volta antes de abandonar.
Completando o Top 10, Esteban Ocon (Alpine) foi sexto, com Carlos Sainz (Ferrari) em oitavo e Alexander Albon (Williams) em décimo. O espanhol também punido por um incidente no Q1 e perdeu três posições, largando em 11º lugar.
A chuva colocou alguns candidatos ao Q3 em má situação. Charles Leclerc (Ferrari) e Sergio Pérez (Red Bull) caíram no Q2, respectivamente em 11º e 12º lugares. Lance Stroll (Aston Martin) também se complicou e terminou em 13º.
Pierre Gasly (Alpine) foi o 17º e caiu no Q1, mas saiu reclamando muito de Carlos Sainz, depois de tomar uma fechada em sua última tentativa.
Os pilotos voltam à pista agora neste domingo (18) para a largada do GP do Canadá, às 15h. O Band.com.br exibe a prova ao vivo e na íntegra.
Confira como foi a qualificação: