Max Verstappen venceu neste domingo (18) o Grande Prêmio do Canadá, a oitava etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Desta vez, atingindo uma marca especial na carreira.
A vitória em Montreal foi a 41ª da carreira do holandês da Red Bull na Fórmula 1. Com isso, ele iguala o número de vitórias de Ayrton Senna e empatando com o tricampeão na quinta posição entre os pilotos que mais venceram na história da categoria.
Agora, à frente de Verstappen e Senna, apenas quatro pilotos têm mais vitórias: Alain Prost (51), Sebastian Vettel (53), Michael Schumacher (91) e Lewis Hamilton (103). De quebra, ainda foi a 100ª vitória da Red Bull, a quinta equipe com mais vitórias na história - Ferrari (242), McLaren (183), Mercedes (125) e Williams (114) estão à frente.
Pole position no GP do Canadá, Max Verstappen venceu a prova deste final de semana com amplo domínio, sem ser ameaçado pelos rivais. Fernando Alonso (Aston Martin) foi o segundo colocado, enquanto Lewis Hamilton (Mercedes) completou o pódio em terceiro.
A Ferrari apostou em uma estratégia ousada, e não trocou pneus durante um safety car nas primeiras voltas. No fim, foi coroada: Charles Leclerc foi o quarto, com Carlos Sainz em quinto. Sergio Pérez (Red Bull) foi o sexto, e ainda conquistou a melhor volta da corrida depois de colocar pneus macios nas últimas voltas, tirando um ponto que iria para Hamilton.
Completando o Top 10, Alexander Albon (Williams) foi o sétimo, com Esteban Ocon (Alpine) em oitavo, Lance Stroll (Aston Martin) em nono e Valtteri Bottas (Alfa Romeo) em décimo.
Com o resultado, o holandês se isolou ainda mais na liderança do Mundial de pilotos: com 195 pontos, caminha tranquilo para o tricampeonato. Sergio Pérez é vice-líder com 126, enquanto Fernando Alonso é o terceiro com 117.
A Fórmula 1 agora volta à pista no final do mês com o Grande Prêmio da Áustria, a nona etapa da temporada 2023. A programação acontece entre os dias 30 de junho e 2 de julho, com cobertura completa do Grupo Bandeirantes de Comunicação. Até lá.
Veja como foi o GP do Canadá: