Verstappen vence GP do Canadá e iguala número de vitórias de Senna na F1

Holandês chegou a 41 vitórias na categoria e se isolou ainda mais na liderança da temporada

Temporada 2023 de Fórmula 1
Montreal (Canadá)
GP do Canadá de F1

Max Verstappen venceu neste domingo (18) o Grande Prêmio do Canadá, a oitava etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Desta vez, atingindo uma marca especial na carreira.

A vitória em Montreal foi a 41ª da carreira do holandês da Red Bull na Fórmula 1. Com isso, ele iguala o número de vitórias de Ayrton Senna e empatando com o tricampeão na quinta posição entre os pilotos que mais venceram na história da categoria.

Agora, à frente de Verstappen e Senna, apenas quatro pilotos têm mais vitórias: Alain Prost (51), Sebastian Vettel (53), Michael Schumacher (91) e Lewis Hamilton (103). De quebra, ainda foi a 100ª vitória da Red Bull, a quinta equipe com mais vitórias na história - Ferrari (242), McLaren (183), Mercedes (125) e Williams (114) estão à frente.

Pole position no GP do Canadá, Max Verstappen venceu a prova deste final de semana com amplo domínio, sem ser ameaçado pelos rivais. Fernando Alonso (Aston Martin) foi o segundo colocado, enquanto Lewis Hamilton (Mercedes) completou o pódio em terceiro.

A Ferrari apostou em uma estratégia ousada, e não trocou pneus durante um safety car nas primeiras voltas. No fim, foi coroada: Charles Leclerc foi o quarto, com Carlos Sainz em quinto. Sergio Pérez (Red Bull) foi o sexto, e ainda conquistou a melhor volta da corrida depois de colocar pneus macios nas últimas voltas, tirando um ponto que iria para Hamilton.

Completando o Top 10, Alexander Albon (Williams) foi o sétimo, com Esteban Ocon (Alpine) em oitavo, Lance Stroll (Aston Martin) em nono e Valtteri Bottas (Alfa Romeo) em décimo.

Com o resultado, o holandês se isolou ainda mais na liderança do Mundial de pilotos: com 195 pontos, caminha tranquilo para o tricampeonato. Sergio Pérez é vice-líder com 126, enquanto Fernando Alonso é o terceiro com 117.

A Fórmula 1 agora volta à pista no final do mês com o Grande Prêmio da Áustria, a nona etapa da temporada 2023. A programação acontece entre os dias 30 de junho e 2 de julho, com cobertura completa do Grupo Bandeirantes de Comunicação. Até lá.

Veja como foi o GP do Canadá:

Tempo Real

  • Por hoje é só!

    Mas a Fórmula 1 volta no final do mês, com o Grande Prêmio da Áustria. A nona etapa da temporada acontece entre os dias 30 de junho e 2 de julho, mais uma vez com cobertura completa do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

    Até lá!

  • Esteban Ocon

    E não foi só!

    Disputa parelha no fim pela oitava posição. Mas Esteban Ocon (Alpine) levou a melhor, fechou o espaço de Lando Norris (McLaren) na última curva e levou a melhor.

  • Sergio Pérez

    Que chegada!

    No fim das contas, Sergio Pérez (Red Bull) ainda conquistou a melhor volta. O holandês entrou nos boxes na penúltima volta, colocou pneus macios e garantiu o ponto extra, que iria para Lewis Hamilton (Mercedes).

  • Max Verstappen

    Verstappen vence o GP do Canadá!

    Max Verstappen vence o GP do Canadá, com Fernando Alonso em segundo e Lewis Hamilton em terceiro.

    É a 41ª vitória do holandês, que iguala o número de vitórias de Ayrton Senna na Fórmula 1.

  • Volta 67/70

    Briga no fim

    No fim da corrida, Esteban Ocon (Alpine) e Lando Norris (McLaren) disputam a oitava posição. O francês tem a vantagem, mas parece ter problemas com a asa traseira, que balança uma barbaridade. Vai aguentar a pressão?

  • Volta 60/70

    Chegando ao fim

    Vamos para as últimas 10 voltas. Tudo caminha para mais uma vitória tranquila de Max Verstappen (Red Bull).

  • Volta 56/70
    George Russell

    Russell abandona

    George Russell (Mercedes) vai para os boxes e recolhe com problemas de freio. Carro do inglês não foi o mesmo desde a batida no começo da corrida. Pontos preciosos que a Mercedes perde, já que ele vinha em oitavo.

  • Volta 50/70

    Classificação

    A 20 voltas para o fim, os 10 primeiros colocados são:



    1. Max Verstappen (HOL/Red Bull)


    2. Fernando Alonso (ESP/Aston Martin)


    3. Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)


    4. Charles Leclerc (MON/Ferrari)


    5. Carlos Sainz (ESP/Ferrari)


    6. Sergio Pérez (MEX/Red Bull)


    7. Alexander Albon (TAI/Williams)


    8. George Russell (GBR/Mercedes)


    9. Esteban Ocon (FRA/Alpine)


    10. Valtteri Bottas (FIN/Alfa Romeo)


  • Volta 43/70
    Max Verstappen

    Verstappen nos boxes

    Max Verstappen (Red Bull) para nos boxes, troca pneus duros por médios, e volta na liderança. Holandês tem a corrida na mão.

  • Volta 42/70
    Fernando Alonso

    Alonso nos boxes

    Fernando Alonso (Aston Martin) para nos boxes para trocar pneus, mas volta no mesmo segundo lugar. Bom sinal para o espanhol?

  • Volta 36/70

    Que cena!

    No fim da fila, Nyck de Vries (AlphaTauri) e Kevin Magnussen (Haas) disputam posições. O holandês chega a fechar o rival para fora da pista. George Russell (Mercedes) aproveita uma brecha e passa os dois.

    Mas não é só. De Vries trava a freada na curva 3, toca em Magnussen e os dois passam reto para fora da pista. No fim, ambos têm que voltar de ré para o traçado. Que confusão!

  • Volta 30/70

    Classificação

    Os 10 primeiros colocados, após as 30 primeiras voltas:



    1. Max Verstappen (HOL/Red Bull)


    2. Fernando Alonso (ESP/Aston Martin)


    3. Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)


    4. Charles Leclerc (MON/Ferrari)


    5. Carlos Sainz (ESP/Ferrari)


    6. Sergio Pérez (MEX/Red Bull)


    7. Esteban Ocon (FRA/Alpine)


    8. Valtteri Bottas (FIN/Alfa Romeo)


    9. Lando Norris (GBR/McLaren)


    10. Oscar Piastri (AUS/McLaren)


  • Volta 22/70
    Fernando Alonso

    De alto nível

    No fim da volta, Fernando Alonso (Aston Martin) abre a asa e passa Lewis Hamilton (Mercedes), passando pelo Muro dos Campeões já em segundo lugar. O heptacampeão tenta dar o troco, mas não tem a chance.

  • Volta 19/70
    Scuderia Ferrari

    E esses pneus aí?

    Todos os pilotos da pista estão com pneus duros, exceto Charles Leclerc e Carlos Sainz. A dupla da Ferrari não trocou durante o safety car e permaneceu com pneus médios. Será estragétia?

    Se for, vale ficar de olho. Charles Leclerc já travou a roda na entrada do hairpin e provocou algum desgaste nos compostos.

  • Volta 17/70

    Relargaram!

    Max Verstappen (Red Bull) segue na liderança, com Lewis Hamilton (Mercedes) em segundo e Fernando Alonso (Aston Martin) em terceiro. Charles Leclerc e Carlos Sainz, ambos da Ferrari, completam o Top 5.

  • Volta 14/70
    George Russell

    Russell permanece

    George Russell (Mercedes) se arrasta para os boxes e faz uma troca demorada, mas consegue voltar.

    Com trocas no pneu traseiro direito e na asa dianteira, o britânico vai para a pista em 19º lugar.

  • Volta 13/70

    Congestionamento nos boxes

    Max Verstappen (Red Bull), Lewis Hamilton (Mercedes) e Fernando Alonso (Aston Martin) vão para os boxes. Antes do acidente, nomes como Nico Hulkenberg (Haas) e Nyck de Vries (AlphaTauri) já tinham parado.

    Nos boxes, a Mercedes libera Hamilton em cima de Alonso e os dois quase se chocam. O heptacampeão sai na frente, mas o incidente é investigado.

Veja todos