Nem mesmo a chuva que caiu na parte final do GP de Mônaco foi capaz de tirar a vitória do bicampeão Max Verstappen, que triunfou de ponta a ponta em Monte Carlo, na manhã deste domingo. Fernando Alonso, em segundo, e Esteban Ocon, em terceiro, completaram o pódio nesse que foi o melhor resultado do Aston Martin e Alpine na temporada 2023.
O campeonato de pilotos da F1 em 2023
Com o triunfo, Max Verstappen chegou à 39ª vitória na carreira, a quarta na temporada 2023 de Fórmula 1. O holandês também soma agora 144 pontos, contra 105 de Pérez, o segundo colocado. O mexicano começa a ver Alonso no retrovisor, já que o espanhol chegou aos 93 pontos com segundo lugar neste domingo.
Resultado do GP de Mônaco
A corrida
Verstappen largou bem e manteve a ponta. Inclusive, as 10 primeiras posições seguiram inalteradas no início da corrida. O holandês passou a dominar a prova com uma vantagem confortável para o segundo colocado, Fernando Alonso.
A chuva, prevista para cair na corrida, veio e deu uma bagunçada na prova. Verstappen chegou a escorregar e encostar no muro algumas vezes antes de colocar os pneus de pista molhada.
A Aston Martin acabou bobeando e colocando pneus de pista seca no carro do espanhol, que precisou voltar aos boxes na volta seguinte pelo intermediário. Verstappen parou direto por intermediários e assim seguiu até o fim da corrida, terminando com vantagem de 27s para Fernando.
Ocon, que foi destaque na classificação ao conquistar o terceiro lugar no grid, no sábado, resistiu às investidas de Carlos Sainz para segurar o último lugar do pódio.
Chuva cai, caos reina
Se os primeiros colocados passaram quase ilesos pela água que caiu na pista, o mesmo não pode ser dito do resto do grid. Carlos Sainz, Kevin Magnussen, Lance Stroll e Sergio Pérez foram algumas das vítimas do asfalto molhado. Desses, apenas o canadense da Aston Martin e o dinamarquês da Haas abandonaram.
Próxima corrida da F1 em 2023
Os pilotos retornam à pista já no próximo fim de semana, com a disputa do GP da Espanha, em Barcelona, que terá novidades para este ano. Isso porque a chicane que formava as últimas curvas foi abolida, o que deve permitir mais ultrapassagens durante a corrida.
Confira os destaques no minuto a minuto