Max Verstappen conseguiu mais um feito inédito na já histórica temporada 2023 da Fórmula 1. Desta vez, o holandês da Red Bull venceu o Grande Prêmio da Itália e se tornou o primeiro piloto da história da F1 a vencer 10 corridas consecutivas.
Com a 12ª vitória em 14 corridas no ano, Verstappen superou um recorde que havia sido estabelecido por Sebastian Vettel em 2013. De quebra, ainda se isolou ainda mais na liderança do campeonato e ficou mais perto do terceiro título mundial.
O segundo lugar na prova ficou com Sergio Pérez (Red Bull), que largou em quinto e fez uma apresentação sólida. Carlos Sainz (Ferrari), que largou da pole position, completou o pódio após segurar o companheiro de equipe, Charles Leclerc, nas voltas finais.
Na Mercedes, George Russell foi o quinto, com Lewis Hamilton em sexto. Completando as dez primeiras posições, Alexander Albon (Williams) foi o sétimo, com Lando Norris (McLaren) em oitavo, Fernando Alonso (Aston Martin) em nono e Valtteri Bottas (Alfa Romeo) em décimo. Oscar Piastri (McLaren) fez a volta mais rápida, mas terminou em 12º e não levou o ponto extra.
Classificação da temporada da Fórmula 1
Assim ficaram as cinco primeiras posições do Mundial de pilotos da F1 após o GP da Itália:
- Max Verstappen (HOL/Red Bull): 364 pontos
- Sergio Perez (MEX/Red Bull): 219 pontos
- Fernando Alonso (ESP/Aston Martin): 170 pontos
- Lewis Hamilton (GBR/Mercedes): 164 pontos
- Carlos Sainz (ESP/Ferrari): 117 pontos
Próxima etapa da Fórmula 1
A Fórmula 1 volta à pista para o GP de Singapura, entre os dias 15 e 17 de setembro. A etapa terá cobertura completa do Grupo Bandeirantes de Comunicação.
Confira como foi o GP da Itália: