Lewis Hamilton conquistou neste sábado (22) a pole position do Grande Prêmio da Hungria. A etapa em Hungaroring é a 11ª da temporada 2023 da Fórmula 1.
Em uma disputa bastante acirrada, o heptacampeão da Mercedes marcou 1:16.609 para garantir o primeiro lugar no Q3. Max Verstappen, segundo com a Red Bull, fez 1:16.612 e ficou a 0.003 do rival.
O resultado encerrou um longo jejum de pole positions para Hamilton, que conta agora com 104 poles na F1. O britânico não conquistava o primeiro lugar no grid de largada de uma prova desde o GP da Arábia Saudita de 2021, em dezembro daquele ano. A etapa também registrou a última vitória do britânico até aqui.
A classificação foi realizada sob um novo formato, com pneus pré-definidos para cada estágio: pneus duros (brancos) para o Q1, pneus médios (amarelos) para o Q2 e pneus macios (vermelhos) para o Q3. Curiosamente, na véspera, Hamilton havia criticado a novidade após terminar o segundo treino livre na 16ª colocação.
Na qualificação deste final de semana, a McLaren voltou a mostrar um desempenho competitivo, colocando os dois pilotos na segunda fila: Lando Norris em terceiro, Oscar Piastri em quarto. A Alfa Romeo também mostrou bons resultados, com Guany Zhou em quinto e Valtteri Bottas em sétimo.
Completando as dez primeiras posições, Charles Leclerc (Ferrari) larga em sexto, com Fernando Alonso (Aston Martin) em oitavo, Sergio Pérez (Red Bull) em nono e Nico Hulkenberg (Haas) em décimo.
Entre as principais ausências nas dez primeiras posições, Carlos Sainz (Ferrari) largará em 11º, com Lance Stroll (Aston Martin) em 14º e George Russell (Mercedes) em 18º. Vale lembrar que o britânico havia conquistado a pole position da prova em 2022.
Os pilotos voltam agora à pista neste domingo (23) para a largada do GP da Hungria, marcado para as 10h (horário de Brasília). A atividade conta com transmissão gratuita no site da Band e em Bandplay, com narração de Sergio Maurício, comentários de Reginaldo Leme e Felipe Giaffone e reportagem de Mariana Becker.
Confira o grid de largada do GP da Hungria:
- Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)
- Max Verstappen (HOL/Red Bull)
- Lando Norris (GBR/McLaren)
- Oscar Piastri (AUS/McLaren)
- Guanyu Zhou (CHN/Alfa Romeo)
- Charles Leclerc (MON/Ferrari)
- Valtteri Bottas (FIN/Alfa Romeo)
- Fernando Alonso (ESP/Aston Martin)
- Sergio Pérez (MEX/Red Bull)
- Nico Hulkenberg (ALE/Haas)
- Carlos Sainz (ESP/Ferrari)
- Esteban Ocon (FRA/Alpine)
- Daniel Ricciardo (AUS/AlphaTauri)
- Lance Stroll (CAN/Aston Martin)
- Pierre Gasly (FRA/Alpine)
- Alexander Albon (TAI/Williams)
- Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri)
- George Russell (GBR/Mercedes)
- Kevin Magnussen (DIN/Haas)
- Logan Sargeant (EUA/Williams)