Max Verstappen supera chuva e vence o Grande Prêmio da Holanda
Holandês da Red Bull vence nona corrida consecutiva e iguala recorde de Sebastian Vettel
Max Verstappen conquistou neste domingo (27) mais uma vitória histórica na Fórmula 1. Desta vez, o GP da Holanda, a 13ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1.
A prova foi marcada pela chuva, que criou cenários imprevisíveis nas primeiras e nas últimas voltas. O bicampeão, no entanto, foi pouco ameaçado e garantiu mais uma vez o primeiro lugar.
Com o resultado, o holandês da Red Bull conquistou 11 vitórias na temporada, sendo nove consecutivas. Assim, ele iguala Sebastian Vettel como os pilotos com as maiores séries de vitórias consecutivas.
O segundo lugar em Zandvoort ficou com Fernando Alonso, da Aston Martin. Pierre Gasly, da Alpine, foi o terceiro colocado. Sergio Pérez, da Red Bull, cruzou a linha de chegada em terceiro, mas sofreu uma punição de cinco segundos por superar a velocidade máxima nos boxes e caiu para o quarto lugar.
Completando as dez primeiras posições, Carlos Sainz (Ferrari) foi quinto, com Lewis Hamilton (Mercedes) em sexto, Lando Norris (McLaren) em sétimo, Alexander Albon (Williams) em oitavo, Oscar Piastri (McLaren) em nono e Esteban Ocon (Alpine) em décimo.
Classificação
Assim ficam as cinco primeiras posições do Mundial de pilotos após o GP da Holanda:
- Max Verstappen (HOL/Red Bull): 339 pontos
- Sergio Pérez (MEX/Red Bull): 201 pontos
- Fernando Alonso (ESP/Aston Martin): 168 pontos
- Lewis Hamilton (GBR/Mercedes): 156 pontos
- Carlos Sainz (ESP/Ferrari): 102 pontos
Próxima corrida da F1
Os pilotos voltam à pista já no final de semana, com o Grande Prêmio da Itália, em Monza. A 14ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1 acontece entre os dias 1 e 3 de setembro e terá cobertura completa do Grupo Bandeirantes de Comunicação.
Confira como foi o GP da Holanda:
Tempo Real
Max Verstappen Histórico
Com a vitória no GP da Holanda, Max Verstappen iguala um recorde de Sebastian Vettel e alcança NOVE vitórias consecutivas.
Ocorreu um problema ao carregar o tweetMax Verstappen Max Verstappen vence o GP da Holanda!
Max Verstappen vence o GP da Holanda de 2023. É a nona vitória consecutiva do holandês da Red Bull, que iguala Sebastian Vettel como recordista no quesito.
Fernando Alonso (Aston Martin) é terceiro, com Pierre Gasly (Alpine) em terceiro. Sergio Pérez (Red Bull) cruza a linha de chegada em terceiro, mas perde uma posição após uma punição.- Volta 68/72
Sergio Pérez Pérez punido
Sergio Pérez (Red Bull) toma cinco segundo de punição por estourar a velocidade máxima nos boxes. O mexicano precisará abrir boa vantagem para Pierre Gasly (Alpine) se quiser garantir o pódio.
- Volta 67/72
Relargaram!
Max Verstappen (Red Bull) lidera, à frente de Fernando Alonso (Aston Martin) e Sergio Pérez (Red Bull). Mais atrás, George Russell (Mercedes) passa Lando Norris (McLaren) e toma o sétimo lugar.
- Volta 65/72
Vai recomeçar...
Os carros saem dos boxes, vão para a pista, e voltam para os boxes.
Vamos para a relargada atrás do safety car. Vai relargar!
A prova recomeça às 12h14 (horário de Brasília). Os pilotos voltam para os carros.
Enquanto isso...
Bom, a corrida ainda não foi reiniciada. Mas o pessoal lá em Zandvoort está curtindo a festa.
Vai, DJ!Ocorreu um problema ao carregar o tweet- Volta 65/72
Posições restituídas
Na relargada, as posições serão equivalentes às da volta 64. Logo, Sergio Pérez (Red Bull) voltará à terceira posição, à frente de Pierre Gasly (Alpine).
Ocorreu um problema ao carregar o tweet - Volta 64/72
Guanyu Zhou Bandeira vermelha
Guanyu Zhou (Alfa Romeo) se acidenta e provoca uma bandeira vermelha.
Max Verstappen (Red Bull) lidera, com Fernando Alonso (Aston Martin) em segundo e Pierre Gasly (Alpine) em terceiro.
Sergio Pérez (Red Bull) para nox boxes para trocar pneus, mas fica preso na saída com a bandeira vermelha e é sexto. - Volta 64/72
Max Verstappen Verstappen nos boxes
Max Verstappen (Red Bull) para nos boxes e coloca pneus para chuva (azuis).
- Volta 63/72
Sergio Pérez Pérez escapa
Sergio Pérez (Red Bull) escapa na curva 1 e volta em terceiro. Fernando Alonso (Aston Martin) assume o segundo lugar. A chuva aperta.
Ocorreu um problema ao carregar o tweet - Volta 61/72
Começa a chover
Sergio Pérez (Red Bull) para e coloca pneus intermediários, mas a equipe se enrola e atrasa a parada do mexicano. Outros pilotos já vão para os boxes. Max Verstappen (Red Bull) permanece na pista.
- Volta 57/72
Fique de olho!
A previsão de chuva na reta final da corrida. Vem mais bagunça?
- Volta 52/72
Fernando Alonso Sem problemas!
Fernando Alonso (Aston Martin) volta bem, ultrapassa Carlos Sainz (Ferrari) e reassume o terceiro lugar.
- Volta 49/72
Fernando Alonso Problemas
Fernando Alonso (Aston Martin) troca pneus e tem problemas: os mecânicos atrasam a retirada do pneu dianteiro direito, mas conseguem substituir os compostos. O espanhol cai de terceiro para quarto.
- Volta 46/72
Alexander Albon Que economia!
Alexander Albon (Williams), brigando com regularidade na zona de pontuação, para e troca pneus. O tailandês conseguiu se segurar durante 46 voltas com pneus macios e volta em 11º.
- Volta 42/72
Briga boa
Fora da zona de pontuação, Liam Lawson (AlphaTauri) e Charles Leclerc (Ferrari) fazem uma disputa parelha. O estreante chega a ultrapassar para assumir o 14º lugar, mas o monegasco dá o troco.
Ocorreu um problema ao carregar o tweet