Max Verstappen (Red Bull) venceu neste domingo (4) o Grande Prêmio da Espanha, a sétima etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Foi a quinta vitória do holandês no ano.
O resultado marcou uma apresentação de grande dominação de Verstappen no fim de semana. Líder dos três treinos livres, o bicampeão largou da pole position, liderou todas as voltas - mesmo sendo ameaçado na largada - e ainda conquistou a volta mais rápida, que valeu a ele um ponto extra.
A Mercedes teve um bom desempenho e completou o pódio. Lewis Hamilton foi o segundo colocado, com George Russell em terceiro. Companheiro de Verstappen na Red Bull, o mexicano Sergio Pérez foi o quarto colocado.
Na Aston Martin, Lance Stroll foi o sexto, com Fernando Alonso em sétimo. Foi o pior resultado de 2023 para o espanhol, que até então tinha o quarto lugar do GP do Azerbaijão como o desempenho mais negativo.
Completando o Top 10, Carlos Sainz (Ferrari) foi quinto, com Esteban Ocon (Alpine) em oitavo, Guanyu Zhou (Alfa Romeo) em nono e Pierre Gasly (Alpine) em décimo. Gasly herdou o décimo lugar após uma punição a Yuki Tsunoda (AlphaTauri), que levou cinco pontos de pena após uma disputa com Zhou e terminou no 12º lugar.
Classificação
Com os resultados do GP de Barcelona, Verstappen se isolou ainda mais na liderança do Mundial de pilotos. Confira a classificação:
- Max Verstappen (HOL/Red Bull): 170 pontos
- Sergio Pérez (MEX/Red Bull): 117 pontos
- Fernando Alonso (ESP/Aston Martin): 99 pontos
- Lewis Hamilton (GBR/Mercedes): 87 pontos
- George Russell (GBR/Mercedes): 65 pontos
Próxima corrida
A Fórmula 1 volta agora às pista no Grande Prêmio do Canadá, entre os dias 16 e 18 de junho. A oitava etapa da temporada acontece em Montreal e terá cobertura completa do Grupo Bandeirantes de Comunicação.
Confira como foi o Grande Prêmio da Espanha: