Max Verstappen conquistou nesta sexta-feira (30) a pole position do Grande Prêmio da Áustria. A etapa no Red Bull Ring é a nona da temporada 2023 da Fórmula 1.
Com a marca de 1:04.391 no Q3, o holandês da Red Bull levou a melhor sobre os dois pilotos da Ferrari, que terminaram logo atrás: Charles Leclerc larga em segundo, com Carlos Sainz em terceiro.
Em uma classificação marcada pelas várias voltas rápidas deletadas por violações dos limites de pista, quem mais sofreu com a regra foi Sergio Pérez. Companheiro de equipe de Verstappen, o mexicano foi eliminado no Q2, ficou fora do Q3 pelo quarto GP seguido e largará da 15ª posição.
E Pérez não foi exceção. George Russell (Mercedes) e Esteban Ocon (Alpine) também caíram no Q2, terminando respectivamente em 11º e 12º lugares.
Na Aston Martin, Lance Stroll é o sexto do grid, com Fernando Alonso em sétimo.
Completando o Top 10, Lando Norris (McLaren) ficou em quarto, com Lewis Hamilton (Mercedes) em quinto, Nico Hulkenberg (Haas) em oitavo, Pierre Gasly (Alpine) em nono e Alexander Albon (Williams) em décimo.
Os pilotos voltam à pista no sábado (1º), com a classificação sprint às 7h e a corrida sprint às 11h30 (horário de Brasília). No domingo (2), a corrida principal tem largada às 10h (de Brasília).
Confira como foi: