Assim como na temporada regular, Max Verstappen segue absoluto nas corridas sprint. Neste sábado (29), o holandês fez mais uma exibição competente e venceu a prova curta do GP da Áustria, mantendo 100% de aproveitamento nesta modalidade na temporada (também foi primeiro na China e em Miami).
De quebra, ele chega ao 10º triunfo em sprints na carreira, soma mais oitos pontos no mundial de pilotos, e amplia a supremacia da Red Bull na tabela de construtores.
A vitória, desta vez, foi construída após bom desempenho das McLarens, que chegaram a dar emoção no meio da prova, ao forçar o campeão a reagir para manter a ponta. Piastri terminou em segundo e Noris garantiu a terceira colocação.
Largada abortada
Com os pilotos prontos para o início, foi preciso uma nova largada. De acordo com a organização da prova, havia um fotógrafo posicionado em um local inseguro e o início foi abortado.
Com tudo em ordem, Verstappen largou muito bem, aproveitando da pole position conquistada ontem (28) após desbancar Norris por apenas 93 milésimos, e coube às Mclarens a primeira disputa por posições, com Piastri forçando Noris a se desdobrar para manter a segunda colocação.
Na 5ª volta, porém, a primeira real emoção. Noris e Piastri forçaram o ritmo, e o piloto inglês ultrapassou Verstappen. Mas o holandês manteve a calma e deu o troco imediatamente.
Pouco depois, foi a vez de Piastri levar vantagem sobre o companheiro de equipe e assumir o segundo posto. A missão: perseguir o líder da prova e da temporada. Em vão. O ‘dono da temporada’ intensificou o ritmo e garantiu mais uma vitória.
Confira os oito primeiros colocados na corrida Sprint válida pelo GP da Áustria de F1:
1) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
2) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
3) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
4) George Russell (Mercedes)
5) Carlos Sainz (Ferrari)
6) Lewis Hamilton (Mercedes)
7) Charles Leclerc (Ferrari)
8) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
O que são Sprints?
São corridas com duração reduzida, realizadas em alguns dos eventos oficiais da temporada. Em 2024, os sprints foram disputados no GPs da China e de Miami (além de hoje, na Áustria).
As próximas etapas das corridas curtas vão acontecer nos GPs dos Estados Unidos, de São Paulo e do Catar, totalizando seis edições. Em cada uma delas, os oito primeiros colocados recebem pontuação extra para o mundial de pilotos, que também é computada para a tabela de construtores.
Veja a programação para o GP da Áustria
- 10h30 - Classificação (Band, Bandsports, Band.com.br e Bandplay)
Domingo, 30 de junho
- 9h - Corrida (Band, Bandsports, Band.com.br, Bandplay, Rádio Bandeirantes e Bandnews FM)