Sergio Pérez venceu com autoridade o Grande Prêmio da Arábia Saudita neste domingo (19), em Jedá.
O mexicano da Red Bull largou da pole position e chegou a cair para segundo nas primeiras voltas. No entanto, reassumiu a dianteira na quarta volta e praticamente não foi mais ameaçado.
O segundo lugar ficou com Max Verstappen, companheiro de Pérez na Red Bull. O bicampeão perderia a liderança do campeonato, mas fez a melhor volta da corrida na última volta e conquistou um ponto extra - que iria justamente para Pérez, até então o dono da melhor volta.
No terceiro lugar, ficou Fernando Alonso, da Aston Martin. O espanhol chegou a superar Pérez na largada, mas não resistiu às Red Bull, e ainda caiu para o quarto lugar após uma punição aplicada depois da corrida. A decisão, no entanto, foi revista, e a posição do espanhol acabou restituída.
Na Mercedes, George Russell foi o quarto - depois de ter herdado por poucas horas o terceiro lugar de Alonso - e Lewis Hamilton foi o quinto colocado. Na Ferrari, Carlos Sainz foi sexto e Charles Leclerc foi sétimo.
Fechando o Top 10, a Alpine teve Esteban Ocon em oitavo e Pierre Gasly em nono, enquanto a Haas colocou Kevin Magnussen em décimo.
Classificação da temporada 2023 da F1
Com os resultados do GP da Arábia Saudita, o Mundial de pilotos ficou assim:
- Max Verstappen (HOL/Red Bull): 44 pontos
- Sergio Pérez (MEX/Red Bull): 43 pontos
- Fernando Alonso (ESP/Aston Martin): 30 pontos
- Carlos Sainz (ESP/Ferrari): 20 pontos
- Lewis Hamilton (GBR/Mercedes): 20 pontos
- George Russell (GBR/Mercedes): 18 pontos
- Lance Stroll (CAN/Aston Martin): 8 pontos
- Charles Leclerc (MON/Ferrari): 6 pontos
- Valtteri Bottas (FIN/Alfa Romeo): 4 pontos
- Esteban Ocon (FRA/Alpine): 4 pontos
Próxima etapa da Fórmula 1
Os pilotos voltam agora à pista no Grande Prêmio da Austrália. A terceira etapa da temporada 2023 da F1 acontece entre os dias 31 de março e 2 de abril, e terá cobertura exclusiva do Grupo Bandeirantes de Comunicação.