Max Verstappen desbancou a concorrência na manhã desta sexta-feira e fez a pole para a primeira classificação sprint da temporada 2022 de F1 - essa é também a primeira do holandês em 2022.
Verstappen terá a companhia do rival Charles Leclerc na primeira fila na largda deste sábado. Lando Norris, aproveitando a clara evolução da McLaren (que tem também Ricciardo em sexto), completa o top 3.
Mais uma vez, destaque para Kevin Magnussen, que colocou a Haas no quarto lugar. Fernando Alonso segue impressionando com a Alpine ao garantir o quinto posto.
Confira o resultado da classificação do GP da Emilia-Romagna
A Mercedes "conquista" marca negativa
Ao ser eliminada com os dois carros no Q2, com Russell em 11º e, Hamilton, em 13º, a Mercedes conquistou uma marca para lá de negativa. Essa foi a primeira vez desde o GP do Japão de 2012 que o time não chega ao Q3 com pelo menos um dos carros.
Na ocasião, Schumacher ficou em 13º, enquanto Rosberg foi o 15º.
Classificação recheada de bandeiras vermelhas
A sessão, marcada por chuva, foi recheada de pequenos incidentes, o que provocou nada menos que cinco bandeiras vermelhas.
A primeira paralisação foi provocada por um princípio de incêndio no freio traseiro direito da Williams de Albon.
A segunda foi provocada por Carlos Sainz, que acabou errando, batendo no Q2 e ficando fora da parte final da classificação. O espanhol parte em 10º neste sábado.
A terceira interrupção aconteceu quando Magnussen errou, saiu da pista e por pouco não bateu no muro.
A quarta bandeira vermelha foi causada por uma pane mecânica na Alfa Romeo de Bottas.
E a última foi provocada por uma batida de Norris no muro. Como faltava pouco tempo para o fim da classificação, a sessão foi automaticamente encerrada.
Os carros voltam à pista cedinho no sábado, com o terceiro treino livre para o GP da Emilia-Romagna. Às 11h30, a primeira sprint do ano.