Charles Leclerc liderou o primeiro treino livre, com pista molhada, para o GP da Emilia-Romagna, realizado na manhã desta sexta-feira no circuito Enzo e Dino Ferrari, em Imola.
O monegasco teve apenas a concorrência do companheiro Carlos Sainz, mas acabou superando o espanhol por grande margem (0.877).
Max Verstappen foi o terceiro mais veloz, com a surpresa dos dois carros da Haas completando o top 5, com Kevin Magnussen e Mick Schumacher, respectivamente.
Destaque para Sebastian Vettel, que depois de perder as duas primeiras corridas por Covid-19, e praticamente não ter tempo de pista na Austrália, conseguiu um bom desempenho na pista molhada de Imola. O alemão chegou a ser quarto, mas acabou o primeiro treino em oitavo.
O dia foi de dificuldades para a Mercedes, e especialmente para o heptacampeão Lewis Hamilton, que encerrou a participação nesta primeira sessão em 18º. George Russell ficou em 10º.
Confia os tempos do primeiro treino livre em Imola
Sessão molhada e de rodadas
O treino começou com a pista bastante molhada, obrigando os pilotos a deixarem os boxes com pneus de chuva extrema (faixa azul).
Com isso veio a dificuldade de se manter na pista, até porque essa foi a primeira experiência para valer dos carros de 2022 com pista molhada (tirando um pequeno teste em Barcelona, quando a pista foi molhada artificialmente).
Leclerc foi a primeira vitima do asfalto encharcado. A cena se repetiria ao longo do treino, mas sem danos à Ferrari do monegasco.
Em seguida foi a vez de Nicholas Latifi escapar e parar na brita. Apesar do incidente, o piloto da Williams conseguiu voltar à pista sozinho.
Drama da Mercedes
Se os torcedores de Hamilton e Russell esperavam uma melhora em Imola, ela ainda não veio no primeiro treino livre.
A dupla terminou a primeira sessão atrás de carros como Haas, Alpine, AlphaTauri e Aston Martin, além de Ferrari e Red Bull. Em 18º, Hamilton só ficou à frente de Zhou e Latifi.
O patrão não conseguiu abrir uma volta rápida com os pneus intermediários. Ele até tentou nos últimos minutos uma rápida saída dos boxes com os compostos de faixa verde, mas reclamou pelo rádio que não tinha aderência.
Bandeira vermelha
Lando Norris foi o protagonista da única bandeira vermelha do treino. O britânico rodou e parou na brita, mas, assim como Latifi, o piloto da McLaren conseguiu se safar e sair sozinho do local.
Batida de Bottas no fim
Com bandeira verde para mais dois minutos de pista, após a escapada de Norris, foi a vez de Bottas errar e bater de leve no muro, decretando o fim do treino.
Os carros voltam à pista logo mais, às 12h desta sexta-feira, para a classificação que determina o pole e a ordem de largada da sprint, marcada para este sábado.