A australiana Rachael 'Raygun' Gunn, que viralizou pela sua apresentação durante o breaking nos Jogos Olímpicos de Paris, virou a atleta número 1 do mundo pelo ranking da Federação Mundial de Dança Esportiva.
O desempenho de Raygun na Olimpíada foi alvo de piadas nas redes e até de celebridades. Os movimentos fora do comum foram considerados muito abaixo do breaking de alto nível, gerando especulações sobre a qualidade da atleta.
A polêmica foi tão grande que a federação publicou uma explicação sobre o ranking nesta terça-feira (10).
Segundo a entidade, uma série de coincidências levaram a australiana ao topo. Nenhum resultado deste ano até os Jogos de Paris foi computado no ranking. Com isso, muitas atletas perderam a pontuação das últimas competições válidas que tinham, já que o ranking conta as quatro melhores performances dos últimos 12 meses.
Essa situação acabou beneficiando Rachael em setembro, já que ela venceu a maior competição neste período: o campeonato continental da Oceania, disputado em outubro do ano passado.
Raylgun já tem data para deixar o topo do ranking. No próximo mês, não só a sua pontuação da Oceania vai expirar como o torneio de Shanghai deve colocar novas atletas na posição número 1.