A Austrália se classificou para a Copa do Mundo após vencer o Peru nos pênaltis nesta segunda-feira (13), depois de um 0 a 0 no tempo normal e prorrogação, e 5 a 4 nas cobranças, no Al Rayyan Stadium, no Catar.
O jogo, pela repescagem das eliminatórias, foi marcado por uma invasão peruana no estádio. No campo, porém, o herói foi o goleiro australiano Andrew Redmayne e seu estilo espalhafatoso.
A partida foi de baixo nível técnico. Peru e Austrália criaram pouquíssimas chances de gol, com raríssimas finalizações e um notório nervosismo no lado peruano. Apesar de contar com jogadores de tecnicamente melhores, o time do técnico argentino Ricardo Gareca não conseguiu em momento algum traduzir a superioridade em domínio, a não ser nos minutos finais da prorrogação.
No lado australiano, a frieza deu o tom. Mesmo sem criar chances claras, o time da Oceania mostrou ter os nervos no lugar para levar a partida pelo menos para a disputa de pênaltis. E foi o que aconteceu.
No fim da prorrogação, já de olho nas cobranças de pênaltis, a Austrália substituiu o goleiro titular Matthew Ryan pelo reserva Andrew Redmayne. A “arma secreta” acabou resolvendo.
Com um estilo espalhafatoso, em que pulava de um lado para outro antes da cobrança para distrair os batedores, Redmayne fez uma defesa, o suficiente para colocar a Austrália na Copa.
Nas cobranças alternadas, o arqueiro pegou a batida de Valera e classificou a Austrália para a sexta Copa do Mundo do país, a quinta seguida.
Com a classificação a Austrália vai para o Grupo D, que tem França, Tunísia e Dinamarca. Veja a tabela completa.