Atlético-MG e Botafogo deram grandes passos para chegar na final da Copa Libertadores, nesta semana. Ambos venceram os jogos de ida da semifinal com vantagens importantes. Caso eles realmente façam a final, será a 4ª vez, nos últimos 5 anos, que a Libertadores será decidida entre 2 brasileiros.
O Atlético-MG aplicou 3 a 0 contra o River Plate em casa. O Botafogo fez 5 a 0 contra o Peñarol, também em casa. Nunca, na história da Libertadores, um time conseguiu reverter vantagens tão grandes.
Portanto Galo e Fogão estão perto de repetir algo que virou frequente desde 2020, quando Palmeiras e Santos fizeram a final, vencida pelo Verdão.
Logo depois, em 2021, a final foi entre Palmeiras e Flamengo, vencida novamente pelo time paulista.
Em 2022, o Flamengo chegou na final de novo e derrotou outro brasileiro, o Athletico-PR.
O Boca Juniors conseguiu interromper as finais entre brasileiros, pois chegou na decisão de 2023. Mas perdeu para o Fluminense.
Agora Atlético-MG e Botafogo podem fazer uma final com outra curiosidade: são dois times que viraram SAF recentemente e passaram por uma grande transformação. O Galo pode ser a primeira SAF a vencer um título de primeira grandeza, na Copa do Brasil. Mas também busca essa marca na Libertadores.