A Aston Martin anunciou, nesta sexta-feira (14), que participará do Mundial de Endurance (WEC) com dois hipercarros a partir de 2025. O anúncio foi feito logo depois da categoria estabelecer uma regra que exige, pelo menos, dois carros para equipes que desejam competir na classe de hipercarros a partir do ano que vem. A última vitória da Aston Martin nas 24 Horas de Le Mans foi em 1959.
"Quando um não é suficiente. A Aston Martin, em pareceria com Heart of Racing, inscreverá dois hipercarros Valkyrie AMR-LMH em 2025 no WEC e nas 24 Horas de Le Mans", postou.
A marca britânica revelou que, em parceria com a equipe americana Heart Of Racing, que usará dois Aston Martin Valkyries, supercarro desenvolvido por Adrian Newey na época da parceria entre a marca e a Red Bull Racing, em sua empreitada no Mundial de Endurance. Os carros também disputarão o IMSA, a versão americana do campeonato de longa duração.
Vale ressaltar que a Aston Martin vai participar das 24 Horas de Le Mans de 2024, mas apenas na classe LMGT3, com dois Vantage.
Segundo a própria Aston Martin, o Valkyrie contará com um chassi de fibra de carbono equipado com uma versão modificada do motor V12 de 6,5 litros naturalmente aspirado da Cosworth, originalmente produzido para o modelo de rua.
O motor está atualmente sendo ajustado para se alinhar aos requisitos da categoria de hipercarros. O programa de desenvolvimento do carro já está em fase avançada, com testes recentes em pista dos seus vários sistemas em Silverstone e Portimão.
As plataformas digitais da Band - Bandplay, Band.com.br e canal do Esporte na Band no YouTube - farão a transmissão na íntegra das 24 horas de corrida, a partir das 10h de sábado (15). Bandsports transmite largada, últimas voltas, pódio e outros momentos da corrida.