Artur Jorge pediu calma ao elenco do Botafogo depois do empate amargo com o Criciúma por 1 a 1, nesta sexta-feira (18), no Maracanã. O Glorioso abriu o placar aos 46' da segunda etapa, levou o empate três minutos depois e ainda teve um gol anulado no último lance.
Na visão do treinador português, o gol sofrido era “perfeitamente evitável”. Ele falou em corrigir os erros junto aos jogadores, mas pediu calma ao grupo, que ainda mantém a liderança do Brasileirão mesmo com o empate.
“O gol sofrido é um gol perfeitamente evitável. Nós tivemos erro individual, erro de avaliação... inadmissível nesta altura para uma equipe que luta pelos três pontos e que precisa dos três pontos para poder estar acima [na tabela]. Depois de ter feito o gol como fizemos, a acabar o gol, e ter uma equipe que não tinha criado situação nenhuma, nós tínhamos que saber melhor conservar a vantagem, que era muito importante para nós”, disse Artur Jorge.
“Percebo que hoje ficamos desanimados, mas precisamos estar muito fortes, porque estamos na liderança do campeonato e na semifinal da Libertadores. Quem está melhor que nós? Ninguém”, acrescentou.
Em seguida, Artur Jorge pediu calma ao Botafogo, que carrega um trauma de perder o Campeonato Brasileiro de 2023 nas últimas rodadas, depois de abrir 13 pontos na liderança – o Palmeiras conquistou o título na temporada passada e pode diminuir a diferença a um ponto se vencer o Juventude, no domingo (20).
Vamos ter notícias inflamatórias sobre nosso desempenho e comportamento, mas, calma, o Botafogo está no primeiro lugar. Nós temos que ter esse discernimento e não nos deixar influenciar por elogios ou críticas - Artur Jorge.
Líder do Brasileirão com 61 pontos, o Botafogo agora volta às atenções para a semifinal da Libertadores. O Glorioso enfrenta o Peñarol na próxima quarta-feira (23), às 21h30, no Nilton Santos.