Após decisão do STJD sobre caso de pneus irregulares, Casagrande volta à liderança da Stock Car

Infrações teriam sido cometidas por TMG e Crown, na etapa do Velopark; pleno do STJD decide, na última terça-feira (10), que processo deveria retornar à primeira instância

Após decisão do STJD sobre caso de pneus irregulares, Casagrande volta à liderança da Stock Car
Etapa de Nova Santa Rita (RS) da Stock Car 2024 ; Velopark
Duda Bairros/Stock Car

Após o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do Automobilismo reverter as desclassificações dos carros das equipes TMG e Crown, da Stock Car na polêmica envolvendo irregularidades nos pneus de chuva na etapa do Velopark (RS), o caso sofreu uma nova reviravolta. O pleno do STJD decidiu, na última terça-feira (10), que o processo retorna à primeira instância, considerando o cenário em que as duas equipe acima citadas foram desclassificadas. Com isso, da manutenção das desclassificações de Felipe Massa e Rafael Suzuki (TMG) e de Felipe Baptista e Enzo Elias (Crown Racing), Gabriel Casagrande volta a ser o líder do campeonato. 

Como a decisão final ainda depende dos julgamentos em duas instâncias, o campeonato deve acabar em Interlagos, na semana que vem, sem que o campeão seja conhecido. 

Entenda suposta irregularidade das duas equipes nos pneus da Stock car

A etapa do Velopark na temporada 2024 da Stock Car foi disputada nos dias 7 e 8 de setembro. Gianluca Petecof venceu a sprint e Felipe Baptista levou a corrida principal. Mas um problema na classificação mudou os resultados daquele final de semana

Os tempos de Rafael Suzuki (TMG) e Enzo Elias (Crown Racing), chamaram a atenção. Chovia em Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre, e a diferença do pole position Suzuki para o terceiro colocado foi de pouco mais de 0.8s. Enzo foi segundo, quase 0.7s à frente do mesmo adversário.


Esta vantagem nos tempos é bastante incomum na Stock Car, o que levantou suspeitas em outros times.

A CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) recolheu os pneus dos dois carros e também dos respectivos companheiros – Felipe Massa e Felipe Baptista. Vale lembrar que as duas equipes dividem a mesma oficina na cidade de Americana (SP).

As amostras foram enviadas à sede da Hankook, na Coréia do Sul, para inspeção. O laudo ficou pronto no último dia 31 e foi constatada uma adulteração nas características físicas e químicas dos compostos, o que contraria o artigo 15.5 do regulamento técnico da categoria.

Em nota, a TMG assegurou que não utilizou aditivos ou substâncias nos pneus, cumprindo o regulamento técnico. Disse também que conversou com Hankook, CBA e Vicar, a empresa promotora da Stock Car, para esclarecer tecnicamente o que foi feito, e mostrou que o processo não é proibido pelo regulamento.

De acordo com o regulamento da Stock Car, é proibido o uso de substâncias que alterem as características físicas, químicas e mecânicas dos pneus. Sendo assim, Rafael Suzuki, Enzo Elias, Felipe Baptista e Felipe Massa foram desclassificados da etapa do Velopark.

As equipes vão recorrer da decisão. A Crown defende que o processo realizado nos pneus da etapa do Velopark não é expressamente proibido pelo regulamento, e apesar de respeitar a decisão, reforçou que vai entrar com recurso. Segundo as equipes, os quatro pilotos não sabiam dos procedimentos.

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