Como ficam as eliminatórias da Copa do Mundo após o banimento da Rússia?

Entidade máxima do futebol poderá avançar automaticamente a Polônia ou dar novas chances para outras seleções

Da Redação

Após banir a Rússia, Fifa pode ter problemas com a repescagem para a Copa 2022
Divulgação/FIFA

Na tarde desta segunda-feira, 28, a Uefa e Fifa anunciaram o banimento da seleção e de equipes russas do futebol internacional. A entidade ainda não se pronunciou sobre o que fará, mas, em tese, teria duas opções para decidir como a repescagem para a Copa do Mundo vai acontecer.

A primeira opção da entidade máxima do futebol é avançar a Polônia para a próxima fase ou dar nova oportunidade para as seleções da Eslováquia, Noruega ou Hungria. No entanto, a primeira opção pode ser polêmica, afinal a equipe de Lewandowski teria uma fase a menos do que os adversários da outra chave.

Caso a entidade opte por seguir o caminho de dar novas chances a outras seleções, há pelo menos três possibilidades:

Eslováquia classificada

Empatada com a Eslovênia, a Eslováquia foi a terceira colocada no grupo H dos play-offs - mesmo da Rússia. A seleção tem a melhor média de gols se comparada aos eslovenos.

Hungria classificada

Na Liga das Nações, a Hungria foi a campeã do grupo 3 da Liga B da competição e pode receber o privilégio. A Áustria e a República Tcheca somaram 12 e 13 pontos, respectivamente, e por isso garantiram já o seu lugar na repescagem por seu bom desempenho.

Noruega classificada

A Seleção do craque Erling Haaland não garantiu a sua vaga na Copa do Mundo de 2022 por pouco no grupo I. Apesar de ter a mesma pontuação que a Albânia, os húngaros tem maior saldo de gols e pode ser uma das escolhidas. 

Rússia eliminada da Copa do Mundo

Em aviso no último domingo, 27, a Fifa comunicou que um pacote com sanções à Rússia seria colocado em prática, por exemplo: jogar em campo neutro, não ter hino, torcida, bandeira e até mesmo trocar o nome da equipe. No entanto, a entidade máxima do futebol, anunciou nesta tarde que o país está banido do esporte.

A Uefa também decidiu banir equipes russas de competições internacionais e também faz parte das punição as invasões que estão acontecendo no território vizinho dos russos.

“O futebol está totalmente unido aqui e em total solidariedade com todas as pessoas afetadas na Ucrânia. Ambos os presidentes (Fifa e Uefa) esperam que a situação na Ucrânia melhore significativa e rapidamente para que o futebol possa voltar a ser um vetor de unidade e paz entre os povos”, informa o comunicado divulgado por Fifa e Uefa.

Com a decisão da Fifa, a Rússia está automaticamente fora da Copa do Mundo de 2022. Já pela Liga Europa, o Spartak Moscou, que estava nas oitavas de final da competição, foi automaticamente eliminado – o RB Leipzig, rival na chave, avançou às quartas de final

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.