Na manhã desta quarta-feira, 12, foi comunicada a morte do ex-jogador de basquete norte-americano Jerry West, aos 86 anos. West é uma das lendas dos Los Angeles Lakers e se tornou a ‘logo’ da NBA há mais de 50 anos.
O anúncio da morte foi feito pelo Los Angeles Clippers, equipe em que ele trabalhava. Segundo a franquia, o ex-jogador faleceu pacificamente, e sua esposa estava ao seu lado.
Em nota, Adam Silver, comissário da NBA, falou sobre o legado deixado por West e afirmou que em outubro ele será como contribuidor da competição, se tornando a primeira pessoa em toda a história a receber a nomeação como jogador e colaborador.
“As quatro décadas de Jerry no Lakers também incluíram uma passagem de sucesso como treinador principal e uma passagem notável na diretoria que consolidou sua reputação como um dos maiores executivos da história do esporte. Ele ajudou a construir oito equipes campeãs durante sua gestão na NBA. – um legado de conquistas que reflete sua excelência em quadra. E ele será consagrado neste mês de outubro no Naismith Basketball Hall of Fame como contribuidor, tornando-se a primeira pessoa a ser nomeada tanto como jogador quanto como contribuidor”, disse.
Toda a sua história como jogador de basquete o rendeu ainda a alcunha de ‘The Logo’. Sim, é a silhueta de West que está no logotipo da maior e melhor liga de basquete do mundo desde 1969.
Ao todo, Jerry West detém nove títulos na NBA. Como executivo dos Lakers ele esteve nos títulos de: 1980, 1982, 1985, 1987, 1988, 2000, 2015 e 2017.
O ex-jogador também é campeão Olímpico de 1960, em Roma, e nos Jogos Pan-Americanos de 1959, em Chicago.