Toyota confirma favoritismo e vence as 6 Horas de São Paulo

A vitória da prova ficou com o carro #8 da equipe japonesa, pilotado por Sébastian Buemi

Ao vivo
Autódromo de Interlagos, São Paulo (SP)
WEC - 6 Horas de São Paulo

Confirmando o favoritismo da classificação, após uma dobradinha, a Toyota venceu as 6 Horas de São Paulo neste domingo (14), no Autódromo de Interlagos. A vitória ficou com o carro #8 da marca japonesa, pilotado por Sébastian Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa. 

O carro #7, pole no sábado (13), e pilotado por Kamui Kobayashi, Mike Conway e Nick De Vries, teve problemas de reabastecimento durante a primeira rodada de boxes da prova e terminou a prova na sexta colocação. 

A sorte também não estava do lado do carro #85 da Iron Daimes, pilotado por Rahel Frey, Sarah Bovy e Michelle Gatting. O Lamborghini foi pole na LMGT3, mas teve que abandonar devido a problemas de arrefecimento. Com isso, a vitória ficou com o Porsche #92, da Manthey Purerxing, com Klaus Bachler, Aliaksandr Malykhi e Joel Sturm no volante. 

A bordo do Mclaren #59, Nicolas Costa, foi o melhor brasileiro posicionado na prova e terminou ao terminar na quarta colocação. Já o curitibano, Augusto Farfus, cruzou a linha de chegada na 10º colocação. 

A WEC volta estará de volta entre os dias 30 de agosto e 1 de setembro, para a etapa de Lone Star Le Mans, nos Estados Unidos, no Circuito das Américas, no Texas. 

Hypercars

No topo do pelotão geral, a Toyota manteve as posições de largada, mesmo com a escapada do de Brendon Hartley, na segunda colocação, no S do Senna. No #7, Mike Conway se manteve na primeira posição e liderou a prova na primeira hora com uma vantagem média de 13 segundos para o carro #8.

Na Hypercars, o Porsche #6, pilotado por Laurens Vanthoor, e o Porsche #12 da JOTA, pilotado por Will Stevens, também se tocaram na primeira hora de prova, o que ocasionou em um furo do pneu dianteiro esquerdo do carro da Penske Motorsport. 

Na segunda hora da prova, o Mike Conway foi obrigado a pagar um drive through penalty, por não respeitar as regras de bandeira amarela na prova. Com isso, o Toyota #8 assumiu a liderança das 6 Horas de São Paulo, mas logo a equipe inverteu as posições e Conway retomou a ponta. 

Após algumas voltas, o Porsche #5 da Penske, pilotado por Frédéric Makowiecki, ultrapassou o Toyota #8 de Brendon Hartley e assegurou a segunda colocação para a marca alemã. 

Ainda no final do primeiro quarto de prova, em uma disputa pela nona colocação, entre Robert Kubica, Ferrari da AF Corse, e Julien Andlauer, da Proton Competition, os dois se tocaram na subida da curva do Laranjinha, o que fez com que o piloto polonês rodar e cair para a 18º posição. 

No pelotão da frente, a Toyota fez a sua primeira troca de pilotos no carro #8, substituindo Brendon Hartley e assumindo o japonês Ryo Hirakawa. Logo em seguida, a equipe japonesa também parou o carro #7, para a troca de Mike Conway por Nick De Vries. Durante o pit stop, houve um problema de abastecimento, fazendo com que o holandês caísse para a 13º posição. 

Metade da prova e a liderança se manteve com o carro #8 da Toyota, com Nick De Vries ao volante, seguido pelo Porsche Penske #5 com Michael Christensen ao volante. Na terceira colocação, André Lotterer segue a bordo do Porsche Penske #5. 

Com quatro horas de prova, a liderança da prova se mantinha com o japonês Ryo Hirakawa, quando a Toyota chamou o carro #8 para os boxes e fazer a sua última troca de pilotos. Com isso, Sébastien Buemi assumia a terceira colocação da prova. 

A liderança ficou com o Porsche Penske #5, ainda com Michael Christensen ao volante, seguindo pelo JOTA #38, guiado por Oliver Rasmussen. 

O homem responsável pela pole, Kamui Kobayashi, assumiu o carro #7 da Toyota no último quarto de prova. Saindo na 11º colocação após a parada nos boxes. 

O piloto Callum Ilott, da equipe Jota, bateu faltando menos de uma hora para o fim das 6 Horas de São Paulo e perdeu a asa traseira do carro.

LMGT3 

A primeira hora de prova foi tranquila para o carro #85 da Iron Dames, que também ficou com a pole no sábado (13). O Lamborghini pilotado pela Sarah Bovy, era seguido pelo Porsche #92 da Manthey Purerxcing, pilotado por Aliaksandr Malykhin, mantendo as posições de largada. 

Logo na primeira hora de corrida, na classe LMGT3, a Ferrari #54 da Vista AF Corse e o Porsche #91 da Manthey Ema se tocaram no começo do S do Senna. Porém, quem levou a pior foi o carro da marca italiana. 

No fim da segunda hora de prova, Aliaksandr Malykhin conseguiu ultrapassar Sarah Bovy no final da reta dos boxes e garantiu a primeira colocação para o carro #92 da Manthey Purerxcing. 

Metade da prova e a liderança se manteve com o Porsche #92, mas já com Joel Sturm ao volante. A Iron Dames, mesmo perdendo a liderança, se mantem na segunda colocação com Rahel Frey. 

Começo da metade da prova e o carro dono da hyperpole do sábado (13), da Iron Dames, teve problemas de refrigeramento e teve que realizar uma longa parada nos boxes. Quem assumiu a segunda colocação da prova foi o Aston Martin da Heart of Racing Team, pilotado por Alex Riberas. 

O Porsche #92 da Manthey Purerxcing ainda liderava a prova com 23 segundos de vantagem para Ribeiras. 

Brasileiros

Augusto Farfus, a bordo do carro #31, largou na sexta colocação, mas foi ultrapassado logo no início da prova e terminou a primeira hora da corrida na sexta colocação. 

Com metade da prova passada, o curitibano seguia ao volante do BMW #31 na décima colocação, quando parou para nos boxes e entrou o carro Sean Gelael. 

Com 3 horas passadas, o brasileiro Nicolas Costa, do Mclaren #59 da United Autosports, assumiu o carro da “papaia” na sexta colocação. 

Faltando duas horas de provas para o fim, o Corvette #82 da TF Sports, teve problemas e foi obrigado a abandonar a prova. Com isso, Nicolas Costas assumiu a quarta colocação, 23 segundos atrás do outro carro da United Motorsports, o Mclaren #95, pilotado por Marino Sato. 

No carro de Augusto Farfus, Sean Gelael ocupava a 11º colocação na classe e brigava pela por posições com o Mustang #77 da Proton Competition, que tinha a bordo Benjamin Barker.