América-MG x Santos é jogo de times formadores; veja revelações do Coelho

O América-MG já teve grandes jogadores em suas categorias de base e disputa a Série B com boas promessas; conheça

Redação

Fred fez golaço na Copinha pelo América-MG
Reprodução/América

America-MG e Santos vão se enfrentar nesta sexta-feira (24), pela Série B, com transmissão da Band TV e do Bandplay. São times que possuem algo em comum: ambos já revelaram muitos jogadores importantes para o futebol brasileiro. E também contam com novas promessas no elenco atual.

O caso do Santos dispensa apresentações. De Pelé a Rodrygo, o Peixe criou vários Meninos da Vila que se tornaram astros mundiais. É a identidade do clube. A 

Já o caso do América-MG é menos divulgado, mas merece ser valorizado. O Coelho já revelou 10 jogadores que foram para a Seleção Brasileira posteriormente. E o elenco atual tem novas promessas. Veja abaixo os jogadores formados no passado e no presente do Coelho.

Tostão

É claro que Tostão foi revelado no Cruzeiro, mas ele jogou nas categorias de base do América-MG entre os 14 e 16 anos de idade. Foi onde ele migrou do futsal para o futebol de campo. E o craque valoriza a importância do Coelho na formação dele.

“Comecei a jogar no futsal do Cruzeiro. De lá, fui para o juvenil do América e fiquei de 14 aos 16 anos. Foi um período importante para minha carreira, quando ainda dava os primeiros passos no esporte”, contou Tostão ao site Superesporte.

Depois Tostão virou um grande destaque da Seleção Brasileira e participou do título da Copa do Mundo de 1970.

Éder Aleixo

O "Canhão" se consagrou no Atlético-MG, mas foi revelado no América, onde chegou aos 13 anos de idade. Ele virou profissional e ficou no Coelho por 4 temporadas, durante a década de 70. Mais tarde chegou na Seleção Brasileira e foi para a Copa de 1982.

Palhinha

Nascido em Minas Gerais, Palhinha foi revelado pelo América-MG quando tinha 18 anos, no final da década de 80. Depois, em 1992, ele foi para o São Paulo, onde participou de títulos históricos. Na Seleção Brasileira ele chegou a ser cotado para a Copa do Mundo de 1994, mas ficou fora da lista final.  

Gilberto Silva

Pentacampeão do mundo com a Seleção Brasileira em 2002, Gilberto Silva quase desistiu da carreira quando estava nas categorias de base do América-MG. Ele saiu do clube aos 16 anos, porque precisava trabalhar fora, mas voltou aos 20 anos e foi bem recebido. Conseguiu se destacar e foi campeão da Série B em 1997. Depois ele foi para o Atlético-MG, chegou na Seleção e também se destacou no Arsenal, da Inglaterra.

Euller

O "Filho do Vento" começou no América-MG e até conquistou um título do Campeonato Mineiro de 1993. Depois passou por grandes clubes e ainda voltou ao Coelho, em 2008. Nessa passagem ainda participou de dois momentos marcantes: os títulos do Módulo 2 estadual e da Série C do Campeonato Brasileiro de 2009. Na Seleção Brasileira ele fez 3 gols em 6 jogos.

Evanílson

Revelado no América-MG em 1996, Evanílson conseguiu destaque internacional: foi campeão alemão pelo Borussia Dortmund em 2002. Na Seleção Brasileira ele teve poucas chances, pela forte concorrência, mas conquistou um título da Copa América de 1999.

Fred

O centroavante Fred se destacou desde quando estava nas categorias de base do América-MG. Fez um golaço do meio-campo, com 3 segundos de jogo, pela Copinha de 2003. Logo depois ele virou profissional e continuou se destacando até o Cruzeiro contratá-lo, no ano seguinte. Na Seleção Brasileira ele venceu uma Copa América e uma Copa das Confederações, além de disputar as Copas do Mundo de 2006 e 2014.

Danilo

Foi revelado pelo América-MG e se destacou rapidamente. Foi campeão da Série C em 2009 e virou a maior revelação do Campeonato Mineiro de 2010. Logo o Santos o contratou. Em 2011 ele já começou a ser convocado pela Seleção Brasileira principal e disputou as Copas de 2018 e 2022. Atualmente está na Juventus e foi convocado para disputar a Copa América.

Richarlison

Richarlison é capixaba e foi descoberto pelo Real Noroeste-ES. Mas teve desentendimentos com o clube e foi contratado para fazer parte da base do América-MG, onde terminou a formação e virou profissional. Em 2015 foi para o Fluminense e na sequência se transferiu para o futebol europeu. Na Seleção Brasileira ele já foi campeão olímpico e disputou a Copa do Mundo de 2022.

Vitor Roque

Vitor Roque passou pelas categorias de base do América-MG quando tinha de 10 a 13 anos. A ida para o Cruzeiro foi polêmica, mas no fim o Coelho ficou com uma parte dos direitos econômicos, vendida posteriormente. Vitor foi convocado para a Seleção em 2023 e virou o jogador mais jovem a fazer a primeira partida pelo Brasil desde Ronaldo "Fenômeno".  

Promessas para o futuro do América-MG

O América-MG tem acumulado boas campanhas na Copinha nos últimos 3 anos: chegou nas quartas de final em 2024; foi vice-campeão em 2023; e caiu nas semifinais em 2022.

Isso deve dar bons resultados a longo prazo. Mas alguns jovens já estão se destacando entre os profissionais. O lateral Mateus Henrique e os atacantes Adyson e Renato Marques ganharam espaço. Os zagueiros Julio Cesar e Jonatan também merecem atenção.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.