O América-MG anunciou nesta terça-feira (12) a contratação do lateral-esquerdo Danilo Avelar, que pertence ao Corinthians. O jogador de 32 anos assina contrato com o Coelho até o final da temporada.
No América, Avelar vai reencontrar o técnico Vagner Mancini, mas vai trabalhar pela primeira vez com o comandante. Isso porque os dois chegaram a conviver juntos no Timão, porém não foi relacionado pelo treinador.
Revelado pelo Paraná, Danilo Avelar acumula passagens por Rio Claro, Karpaty Lviv, da Ucrânia, Schalke 04, da Alemanha, Cagliari e Torino, da Itália. O jogador chegou ao Corinthians em 2018 e atuou por 110 partidas e 12 gols.
Afastado após ato racista
Danilo Avelar foi afastado do Corinthians em 2021 após cometer um ato racista no jogo online Counter Strike. Com a alcunha de D.A35, o jogador escreveu “Fih (filho) de uma rapariga preta”.
Avelar admitiu que escreveu a mensagem racista e pediu desculpas. Três meses depois, o atleta foi entrevistado no Os Donos da Bola e reforçou que a luta contra o racismo tinha virado uma causa diária.
“Saí da minha bolha e sei da minha condição de branco privilegiado. São coisas rotineiras que estão enraizadas. A gente vê racismo na nossa frente de várias formas, o racismo estrutural, o racismo institucional… Um dos problemas é educacional. O que aprendemos na escola sobre racismo, sobre o legado da escravidão?”, afirmou.