Álvaro José celebra volta da NBA à Band e exalta dinastia dos Warriors

'É espetacular a Band colocar a NBA com o destaque que ela merece', diz o narrador e comentarista

Bruno Florenzano

Golden State Warriors conquistou a Conferência Oeste pelo quinto ano consecutivo
Divulgação/Twitter

A emoção da maior liga de basquete do mundo está de volta ao Grupo Bandeirantes após quase 20 anos. A partir do dia 30 de maio, a Band transmitirá ao vivo todos os jogos das Finais da temporada 2018/2019 da NBA. Na opinião do narrador e comentarista Álvaro José, é o retorno da ‘perfeição’ do universo do basquete para a TV aberta.

“Eu acho simplesmente espetacular. NBA é o máximo em um esporte, é a perfeição no universo no basquete. É espetacular a Band colocar a NBA com o destaque que ela merece. O basquete é um dos esportes mais praticados em todo o mundo ao lado do futebol”, destacou em entrevista ao Portal da Band.

Álvaro fala com a experiência de quem participou do início da cobertura da NBA no Brasil. Nos anos 1980 e 1990, ele dividia as transmissões com Luciano do Valle na tela Band. O jornalista lembra com detalhes da primeira exibição de um jogo e das dificuldades para obter informações antes da era da internet.

“O primeiro jogo da NBA que a Band colocou no ar foi em 1983. Foi a decisão do campeonato de 1981 entre Boston Celtics e Houston Rockets. Depois com o Luciano do Valle nós fizemos os jogos ao vivo a partir de 1985”, contou.

“A vantagem era que o Luciano tinha um escritório em Miami. Então eu pedia malote com as páginas de esportes de jornais. Ficava muito mais fácil. Tinha revistas também, mas os jornais tinham os mapas das jogadas. Antes da internet a gente tinha que usar assim”, afirmou.

Favoritismo dos Warriors e a evolução da modalidade

Dono de três títulos e um vice nas últimas quatro temporadas, o Golden State Warriors disputará sua quinta final consecutiva da NBA. A equipe comandada por Steve Kerr conquistou a Conferência Oeste na última segunda-feira ao ‘varrer’ o Portland Trail Blazers com quatro vitórias na série melhor de sete jogos.

A equipe de Oakland espera agora o vencedor da final Conferência Leste entre Milwaukee Bucks e Toronto Raptors. Porém, para Álvaro José, nenhuma das equipes pode ameaçar a dinastia de Stephen Curry e cia.


Álvaro José - Foto: Kelly Fuzaro/X Factor


“A gente está vivendo um grande clima com o Golden State. Eles são incríveis. Estão mantendo a dinastia mesmo sem o Kevin Durant (se machucou nas semifinais de conferência). Eu acho que os Bucks não têm chances e o jogo dos Raptors é previsível, parece muito com o jogo do Portland”, analisou.

A sequência vitoriosa dos Warriors acompanha uma nova fase da NBA, a chamada “era dos 3 pontos”, com grandes arremessadores de longa distância. Enquanto muitos criticam este estilo de jogo, Álvaro acredita fazer parte de uma mudança natural da modalidade.

“O jogo mudou totalmente e ninguém percebeu. O jogo mudou quando o Brasil ganhou o Pan-Americano de 1987 contra os Estados Unidos. Em cada momento a NBA teve uma fase. Teve o momento dos superpivôs, depois dos armadores, alas e alguns gênios”, finalizou.

PROGRAMAÇÃO FINAIS NBA 2018-2019 NA BAND

30 de maio - JOGO 1 (22h)
2 de junho - JOGO 2 (21h)
5 de junho - JOGO 3 (22h)
7 de junho - JOGO 4 (22h)
10 de junho - JOGO 5* (22h)
13 de junho - JOGO 6* (22h)
16 de junho - JOGO 7* (21h)
(*se necessário)

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.