Alcaraz vence Djokovic e é campeão pela primeira vez em Wimbledon

Espanhol conquista seu segundo título de Grand Slam e permanece como primeiro colocado no ranking

Por Andre Cirri

Alcaraz beija o troféu de Wimbledon após vencer Djokovic na final
Andrew Couldridge/Reuters

Em um jogo frenético de cinco sets, Carlos Alcaraz, o espanhol de apenas 20 anos de idade, venceu o campeão das últimas quatro edições de Wimbledon, Novak Djokovic, e conquistou o título do Grand Slam inglês pela primeira vez neste domingo (16).

Alcaraz venceu Djokovic por 3 sets a 2, com parciais de 1/6, 7/6, 6/1, 3/6 e 6/4, em 4h42 de partida para conquistar seu seu segundo título de Grand Slam - o primeiro foi o US Open de 2022. De quebra, permanece no topo do ranking.

Campeão sete vezes em Londres, Djokovic perdeu – ou pelo menos adiou – a chance de se igualar a Roger Federer como o maior campeão de Wimbledon, com oito títulos.

O jogo

O primeiro set foi decidido rapidamente, em 35 minutos. O sérvio venceu por 6 a 1, favorecido pelo nervosismo e muitos erros não forçados do espanhol. Djokovic ganhou os primeiros cinco games do jogo, e Alcaraz só conseguiu confirmar seu último saque antes do sérvio fechar o set.

No segundo set, o jogo mudou completamente. Alcaraz voltou focado e quebrou o primeiro saque de Djokovic, abrindo 2 a 0. No entanto, teve seu saque quebrado em seguida. Depois de um início turbulento para os dois, não houve mais quebras até o tie-break, quando o sérvio abriu 3 a 0 no início, mas levou a virada e perdeu para Alcaraz por 7 a 6, em um set que durou 1h26.

Embalado pela vitória do segundo set, Alcaraz iniciou o terceiro quebrando mais uma vez o saque de Djokovic. A segunda quebra de Alcaraz no set veio em um game que durou mais de 25 minutos. O espanhol quebrou mais uma vez o saque do sérvio e fechou o set por 6 a 1, deixando o placar da final em 2 a 1.

Alcaraz não conseguiu manter o ritmo no quarto set. Sofreu duas quebras de saque, e Djokovic fechou em 6 a 3, empatando o jogo em 2 a 2.

No quinto e decisivo set, o espanhol quebrou o saque do sérvio no quarto game, e manteve a vantagem até fechar em 6 a 4 e conquistar o título inédito em Londres.  

Fotos: Família real e mais famosos na final de Wimbledon

Galeria de Fotos

Família real e mais famosos no Torneio de Wimbledon
1/9

A decisão do campeonato foi estrelada e teve, nas arquibancadas, muitas celebridades: entre elas estavam Kate Middleton e Princesa CharlotteReuters
Principe William também estava lá ao lado do filho, o príncipe GeorgeReuters
O futuro da Família Real Britânica: Charlotte e George Reuters
Direto da realeza do cinema: Emma Watson, a Hermione de Harry Potter, esteve no evento com o irmão Alex WatsonReuters
Passando para o universo dos heróis, Hugh Jackman, o Wolverine, viu a partida acompanhado da esposa Deborra-Lee FurnessReuters
Tom Hiddleston, o Loki, assistiu à partida acompanhado por Zawe AshtonReuters
Quem também marcou presença por lá foi Brad PittReuters
Ariana Grande apreensiva em clique na arquibancada; a cantora estava acompanhada dos atores Jonathan Bailey e Andrew GarfieldReuters
Por último, mas não menos importante: Nick JonasReuters

Inspiração no adversário

Em entrevista durante a premiação, Alcaraz disse estar muito orgulhoso do trabalho que tem feito com sua equipe, e que se inspira em Djokovic, jogador que cresceu assistindo.

Premiação

O torneio de Wimbledon de 2023 distribuiu 58 milhões de dólares (cerca de R$ 280 milhões) em premiações. Os campeões das chaves simples feminina e masculina, Carlos Alcaraz e a tcheca Marketa Vondrousova, levam para casa 3,1 milhões de dólares (aproximadamente R$ 15 milhões). Os que perderam as finais de simples embolsaram metade desse valor.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.