Com problema cardíaco, Agüero chora e confirma adeus ao futebol aos 33 anos

Atacante argentino do Barcelona disse que pendurar as chuteiras é a melhor decisão

Da Redação, com Rádio Bandeirantes

Agüero chora ao anunciar aposentadoria
Reuters

O atacante Sergio Agüero confirmou em entrevista coletiva nesta quarta-feira (15) no Camp Nou, estádio do Barcelona, que um problema no coração vai obrigá-lo a encerrar a carreira no futebol aos 33 anos. 

O argentino chorou muito antes mesmo de dar a primeira declaração e foi consolado por Joan Laporta, presidente do clube catalão. “Esta coletiva é para comunicá-los que decidi deixar de jogar futebol profissional. São momentos duros, mas estou também feliz pela decisão que tomei. Em primeiro lugar vem a saúde”, afirmou. 

Contratado pelo Barça na última janela de transferências, Agüero gerou preocupação após sentir fortes dores no peito depois da partida contra o Alavés, em 31 de outubro, e não atuou mais desde então. Ele foi diagnosticado com uma arritmia cardíaca após fazer exames. 

“Estive nas mãos dos médicos e me disseram que o melhor era parar de jogar. Tomei esta decisão há dez dias. Fiz todo o possível para haver alguma esperança, mas não havia muitas”, lamentou. 

Mais de 400 gols na carreira

Apelidado de Kun, Agüero iniciou a carreira no Independiente, onde estreou profissionalmente com apenas 15 anos, em 2003. Três anos depois, seu faro artilheiro o levou para o Atlético de Madrid, onde ficou cinco temporadas e também fez bastante sucesso.

O argentino despertou então o interesse do milionário Manchester City, que o contratou em 2011. Herói do título inglês com um gol no último minuto em 2012, Agüero se tornaria o maior artilheiro do clube, com 260 gols, e um dos maiores ídolos, colecionando cinco taças da Premier League, seis Copas da Liga, uma Copa da Inglaterra e três Supercopas. Ao fim do contrato, acertou com o Barça por dois anos.

O atacante também vestiu a camisa da seleção argentina em 101 partidas e fez parte do grupo campeão olímpico em Pequim em 2008 e da Copa América no Brasil neste ano. Diante dos olhos de todo o elenco do Barcelona e de Pep Guardiola, seu técnico por muitos anos no City, Kun fez um balanço da carreira.

“Estou muito orgulhoso pela minha carreira e muito feliz. Sonhei em jogar futebol desde os 5 anos, quando toquei na bola pela primeira vez. Meu sonho era jogar na primeira divisão argentina, nunca pensei em chegar à Europa. Mas isso aconteceu graças ao Independiente, onde me formei, e ao Atlético, que apostou em mim aos 18 anos. Agradeço a todos do City, que sabem o que sinto por eles e deixei meu melhor ali. Agradeço a todos do Barça e a Joan, que me contratou. Me trataram muito bem. E agradeço a seleção argentina, que é o que mais amo”, concluiu. 

Os números de Sergio Agüero: 

Independiente: 38 jogos/18 gols
Atlético de Madrid: 230 jogos/100 gols
Manchester City: 390 jogos/260 gols
Barcelona: 5 jogos/1 gol
Argentina: 101 jogos/41 gols

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.