Advogado que representou o Corinthians em julgamento nesta sexta-feira (11), Felipe Ezabella lamentou a decisão do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) de manter os jogos de volta da semifinal da Copa do Brasil para os dias 19 e 20 de outubro (sábado e domingo).
Em conversa com a repórter Thatiana Tavares, da Band, Ezabella disse que ainda vai sentar com a diretoria e o departamento jurídico do clube para analisar os próximos passos.
Nós lamentamos e vamos aguardar para ver quais são os próximos passos - Felipe Ezabella à Band.
“Vamos analisar, o julgamento acabou agora. Vamos sentar com a presidência e a diretoria jurídica para analisar quais são os próximos passos. Fazer tudo dentro da legalidade para não haver prejuízo para o clube”, seguiu o advogado.
Em outro momento da conversa com a reportagem, Felipe Ezabella pontuou que a mudança afeta os outros 18 clubes envolvidos na disputa do Brasileirão.
“A questão é: Corinthians e Flamengo na Copa do Brasil é um grande jogo, clássico das maiores torcidas, que se encontrassem uma data que as duas equipes pudessem jogar completas... Mas se não tem essa data, não poderia interferir na outra competição. E quando altera Corinthians x Flamengo, a CBF influencia nas outras 18 equipes do campeonato [Brasileirão]. Há uma interferência, todo mundo está de olho”, afirmou.
“O clube [Corinthians], quando recebeu a notícia que as datas foram alteradas, fez o que tinha que fazer, que era vir ao tribunal para questionar as alterações. A CBF sempre entendeu que Corinthians e Flamengo não tinha relação alguma com a questão envolvendo Vasco e Atlético-MG. Porque havia sim uma questão envolvendo jogos da Conmebol. Mas hoje [sexta] o STJD juntou as duas partidas [para fazer o julgamento]”, explicou.
Relembre o caso
A CBF mudou as datas dos jogos de volta da semifinal da Copa do Brasil alegando dificuldades para adequar o calendário depois da divulgação das datas das semifinais dos torneios da Conmebol (Libertadores e Sul-Americana) – confira a nota oficial da CBF mais abaixo.
Inicialmente previstos para 17 de outubro, os jogos de volta da semifinal da Copa do Brasil serão nos dias 19 e 20 do mesmo mês (sábado e domingo).
Com isso, os jogos da rodada do Brasileirão que seriam disputados em 19 e 20 de outubro envolvendo os semifinalistas da Copa do Brasil serão antecipados para os dias 16 e 17 de outubro, invertendo as ordens dos compromissos.
A mudança aconteceu após sinalização do Flamengo, que alegou que, em 17 de outubro, não teria tempo hábil para contar com os atletas que estão representando suas seleções na Data Fifa (intervalo entre entre os dias 7 e 15 de outubro). O pensamento foi endossado pelo Atlético-MG.
Vasco e Corinthians, os outros dois times que estão na disputa da semifinal da Copa do Brasil, reagiram de outra forma. Os clubes se sentiram prejudicados e acionaram o STJD para que a tabela "original" fosse mantida.
Nota da CBF sobre a Copa do Brasil
Em função das datas definidas pela CONMEBOL para a Libertadores e Sul-Americana, a CBF ficou impossibilitada de organizar as partidas das semifinais de volta da Copa Betano no Brasil na data originalmente programada para o dia 17 de outubro.
A publicação das tabelas da Libertadores e Sul-Americana pela CONMEBOL, que, por razões de segurança pública da cidade de Buenos Aires, marcou o primeiro confronto de semifinal entre o Club Atlético River Plate e o Atlético Mineiro para o dia 22 de outubro, terça-feira.
Após ouvir os clubes envolvidos e com base no Regulamento Geral de Competições (RGC), a CBF decidiu alterar as datas dos jogos de volta da fase semifinal da Copa Betano do Brasil para o final de semana dos dias 19 e 20 de outubro.
Os jogos da rodada do Brasileiro Série A que seriam disputados nos dias 19 e 20 de outubro envolvendo os semifinalistas da Copa do Brasil, serão antecipados para os dias 16 e 17 de outubro.
Outras razões para essa alteração foram:
- a elaboração e ajustes do calendário, buscam sempre o aperfeiçoamento e a promoção permanente do futebol brasileiro, e em respeito aos princípios do equilíbrio técnico e mérito esportivo; e
- reproduzir a experiência anterior bem-sucedida com a modificação dos jogos das fases finais da Copa do Brasil para o fim de semana, permitindo aos clubes participantes condições igualitárias, após a data FIFA do dia 15 de outubro, para que empreguem força máxima, utilizando e recuperando os atletas convocados para as suas Seleções Nacionais, o que valoriza a disputa esportiva nessa fase aguda e decisiva da Competição.