Esporte

“A gente não acreditava que iria passar”, diz Baresi sobre Brasil x Itália em 1982

Em entrevista ao Show do Esporte, lendário zagueiro relembrou momentos com a seleção e o Milan

Da Redação, com Show do Esporte

No Brasil para promover e gravar a série “Facing Fate” (Enfrentando o Destino, em tradução livre), o lendário ex-zagueiro italiano Franco Baresi conversou com o Show do Esporte e relembrou momentos pela seleção do país natal e pelo Milan.

Baresi tem boas e más lembranças do futebol brasileiro. Na Copa do Mundo de 1982, ele viu do banco de reservas a Azzurra surpreender e eliminar o Brasil de Zico, Falcão, Sócrates e companhia com uma vitória por 3 a 2 - três gols de Paolo Rossi. 

"Tive sorte de fazer parte daquele grupo e viver aquele Mundial (a Itália conquistou o tricampeonato). Antes do jogo a gente falava que poderíamos fazer as malas porque não iríamos passar. Futebol tem isso, estas surpresas. O Brasil jogava um futebol espetacular”, afirmou o ex-zagueiro. 

Em 1994, por outro lado, Baresi desperdiçou a primeira cobrança de pênalti na final do Mundial e viu o Brasil acabar comemorando o tetracampeonato nos Estados Unidos. “Foi uma decepção. A amargura foi grande por perder aquela cobrança. Foi uma tristeza muito grande naquele momento. Mas não me incomoda mais. Faz parte do esporte”. 

Baresi também recordou os tempos de Milan. Foram 20 temporadas e 18 títulos pelo clube rossonero, que decidiu aposentar a camisa 6 quando o zagueiro pendurou as chuteiras. “Foi uma surpresa muito grande este gesto do Milan. É difícil eleger o título mais especial. Talvez a primeira Liga dos Campeões”. 

O ex-zagueiro, porém, também tem lembranças ruins de brasileiros quando o assunto é o clube. Na final do Mundial de 1993, ele viu Müller, meio sem querer após saída do goleiro, marcar aos 41 minutos do segundo tempo o gol da vitória do São Paulo por 3 a 2 sobre o Milan (reveja o lance no vídeo acima). 

“Não me lembro (risos)”, brincou Baresi quando questionado sobre o jogo e o gol do atacante tricolor. “Ficamos um pouco decepcionados com aquele lance, mas o time deles era muito forte e tinha experiência. O Muller fez aquele gol, mas nós também erramos algumas vezes naquele dia”. 

Sobre o atual momento do futebol brasileiro, Baresi disse considerar que o país está carente de revelação de novos talentos. “Sempre nos emocionamos com jogadores como Kaká, Ronaldinho, Neymar, Zico e Romário”, concluiu. 

Mais notícias

Carregar mais