7 a 1 foi pouco? Veja sete fatos marcantes que aconteceram em 8 de julho

Data que ficou marcada por goleada teve até relato de invasão extraterrestre em outros anos

Da Redação

Schurrle comemora mais um gol da Alemanha com David Luiz ao fundo
Photo Press/Folhapress

O 7 a 1 faz aniversário de sete anos nesta quinta-feira. Desde aquela tarde trágica para o futebol brasileiro no Mineirão, todo dia 8 de julho é a mesma coisa: memes são resgatados, lances são revistos e o assunto toma conta da internet. 

Os gols de Müller, Klose, Kroos (2), Khedira e Schurrle (2) - e Oscar, não se esqueça - definitivamente ficaram para a história. Mas a goleada germânica vem ofuscando outros fatos marcantes que aconteceram no oitavo dia do sétimo mês do ano em outras oportunidades.

Para começar, o dia era especial para o futebol alemão antes mesmo da goleada. Foi também num 8 de julho, mas de 1990, que a seleção derrotou a Argentina por 1 a 0 no Estádio Olímpico de Roma, com gol de pênalti de Brehme, e conquistou o tricampeonato mundial.

Mas muitas outras coisas ocorreram na data - nenhuma delas relacionadas ao esporte. Confira abaixo outros sete (para combinar com o placar do 7 a 1 e com o aniversário) acontecimentos históricos de um 8 de julho: 

1: A viagem de Vasco da Gama

Vasco da Gama também está na história de 8 de julho. Calma, torcedor cruzmaltino, que isso não tem nada a ver com a semifinal da Copa do Mundo de 2014 - Fred, do Fluminense, era o único jogador em campo que atuava no Brasil à época.

Aqui estamos falando do navegador e explorador português Vasco da Gama, que neste dia, mas em 1497, iniciou aquela que seria a primeira viagem marítima da história a ligar a Europa (Lisboa, Portugal) ao Oriente (Calecute, Índia).

A jornada só terminaria dez meses depois. Os fundadores do Vasco inclusive se inspiraram nas comemorações do quarto centenário da viagem para batizar o Club de Regatas Vasco da Gama com o nome do herói português em 1898. 

2: Emancipação de Sergipe

Avançando alguns séculos, chegamos ao dia 8 de julho de 1820, quando os sergipanos receberam do Rei Dom João VI a Carta Régia que decretou a emancipação política em relação à Bahia - a data inclusive é feriado em Sergipe.

Desde 1590, a então capitania de Sergipe ficava sob a tutela da Bahia e abastecia Salvador e região com sua produção agropecuária, por exemplo. Os baianos inclusive foram contra a emancipação e chegaram a depor um governador local em 1821.

Segundo alguns historiadores, a emancipação também seria uma “recompensa” de Dom João pela ajuda dos sergipanos na vitória da corte portuguesa sobre a Revolução Pernambucana de 1817. Com a independência do Brasil em 1822, Dom Pedro I ratificou a decisão de Sergipe ser a partir de então uma província independente do império. 

3: Surge o Wall Street Journal

Em 8 de julho de 1889 foi publicada a primeira edição do Wall Street Journal. Fundado por Charles Dow, Edward Jones e Charles Bergstresser, três jovens repórteres, o jornal é considerado a “bíblia do mundo dos negócios”. 

O nome do diário deriva justamente da rua Wall Street, em Nova York, o coração do mercado financeiro dos Estados Unidos. A primeira edição há exatos 131 anos teve só quatro páginas e custou 2 centavos de dólar. 

Vencedor ao longo dos anos de mais de 30 prêmios Pulitzer, o “Oscar” do jornalismo, o Wall Street Journal é hoje um dos jornais de maior circulação nos Estados Unidos e tem prestígio global, sendo referência também em pautas investigativas e políticas. 

4: O caso Roswell

Chegamos ao século 20. No dia 8 de julho de 1947, o jornal Roswell Daily Record estampou na manchete que destroços de um disco voador foram encontrados na pequena cidade de Roswell, no Novo México (EUA). A informação partiu de uma base aérea local, mas os próprios militares desmentiram a versão no dia seguinte, afirmando que se tratava de um balão meteorológico. 

Só que esta história está longe de acabar, e o chamado Caso Roswell tornou-se um dos episódios mais famosos da ufologia. O assunto voltaria com força às manchetes três décadas depois, quando o major Jesse Marcel, que a esta altura já estava aposentado, revelou ao físico e ufólogo Stanton Friedman que encontrou sim um disco voador em Roswell e foi obrigado a abafar o caso.

As teorias da conspiração em torno do caso avançaram ao longo dos anos, com pessoas afirmando que tiveram contato com extraterrestres e foram até abduzidas e que o governo conduziu uma autópsia do corpo dos alienígenas. Até o Congresso dos Estados Unidos entrou na história e fez na década de 90 uma investigação baseada em relatórios oficiais que concluiu que o disco voador era um balão e que supostos corpos de ETs eram bonecos de teste. Muitos não se convenceram.

5: Morre Kim Il Sung

Foi também num 8 de julho, mas do ano de 1994, que morreu em Pyongyang aos 82 anos Kim Il Sung, líder supremo da Coreia do Norte desde a fundação do país, em 1948. A data é feriado até hoje no país asiático e é sempre marcada por homenagens ao chamado “presidente eterno”.

Kim era filho de camponeses, tornou-se comunista na juventude, fez parte de um grupo de guerrilheiros e foi exilado na União Soviética durante a invasão japonesa à Coreia na Segunda Guerra. Ao fim do conflito, comandou o governo provisório antes de assumir definitivamente a República Democrática Popular da Coreia do Norte com apoio soviético.

Comandante de mãos de ferro e poder praticamente absoluto, Kim Il Sung é o pai da filosofia conhecida como “Juche”, que significa autossuficiência e fez do país um dos mais isolados do mundo. O filho dele, Kim Jong Il, o sucedeu entre 1994 e 2011, quando faleceu. Desde então, o poder está com Kim Jong Un, filho do antecessor e neto do grande líder.  

6: O último ônibus espacial decola

Agora chegamos ao século 21. No dia 8 de julho de 2011 foi lançado o Atlantis, o último ônibus espacial desenvolvido pela Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos. O veículo transportou apenas quatro astronautas, que concluíram a missão de levar um módulo à ISS (Estação Espacial Internacional). 

Os ônibus espaciais sucederam o projeto Apollo, responsável por levar o homem à lua. Foram ao todo 135 missões em cinco aeronaves diferentes (Columbia, Challenger, Discovery e Endeavour, além da Atlantis)  ao longo de 30 anos. Dentre os feitos estão a própria construção da estação internacional e o envio de satélites como o Hubble, que permitiu enxergar galáxias mais distantes.

O projeto também foi marcado por duas tragédias. Em 1981, a Challenger explodiu pouco depois da decolagem e matou os sete tripulantes. Já em 2003, a Columbia se desintegrou ao entrar na atmosfera terrestre e também vitimou sete pessoas. Além disso, o alto custo das missões fez a Nasa encerrar esta era (uma das metas dos ônibus espaciais era justamente baratear as viagens ao espaço). 

7: Guerra na Faixa de Gaza

A nossa lista termina em 2014, justamente o dia exato do 7 a 1 no Mineirão. No dia 8 de julho, teve início a Operação Margem Protetora, uma ofensiva de Israel contra a Faixa de Gaza e o Hamas após meses de crescente tensão e hostilidade na região, incluindo a morte de três jovens israelenses que foram sequestrados e um palestino em represália. 

Israel iniciou o conflito em 8 de julho com bombardeios aéreos. O governo alegou que o objetivo de destruir armazéns de armamentos do grupo palestino, que respondeu com o disparo de foguetes - a maioria interceptado. No dia 17 do mesmo mês, Israel iniciou incursões terrestres em Gaza.

Apesar das críticas de toda a comunidade internacional, a operação se estendeu por quase sete semanas, terminando apenas em 26 de agosto. Os números divergem, mas balanços indicam que ao menos 2100 palestinos morreram, a maioria civis, além de seis civis e 66 soldados de Israel. Recentemente, neste ano, a escalada de violência voltou a aumentar.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.