O Brasileirão Feminino na Band começou no último sábado, 5, mas as equipes devem ficar de olhos abertos aos reforços e preparações dos adversários. Enquanto algumas das craques permaneceram em seus respectivos times, algumas trocaram de equipe ou voltaram para casa.
Se em 2021, o Corinthians desbancou as outras equipes, nesta temporada os clubes pretendem fazer diferente e quebrar a hegemonia das Brabas. Veja cinco jogadoras para ficar de olho em 2022:
Gabi Portilho – Corinthians
Aos 27 anos, Gabi Portilho é um dos grandes nomes do Corinthians Feminino. A atleta é a dona de um dos gols que deu ao Timão o título de Libertadores de 2021 diante do Santa Fé, no Uruguai.
A atacante tem uma média de quatro dribles por partida. E nos 18 jogos que participou na temporada 2021, marcou quatro gols e deu quatro assistências.
Bia Zaneratto – Palmeiras
Emprestada pelo Wuhan, da China, ao Palmeiras por causa da pandemia, Bia Zaneratto fez história no clube paulista. Devido à crise sanitária, na sua primeira passagem atuou apenas em dois jogos, com dois gols marcados.
Na temporada 2021, ela deixou o seu nome marcado na história do futebol feminino do Palmeiras. A atleta, também chamada de Imperatriz, participou de 15 jogos e marcou 13 gols. Após os Jogos Olímpicos de Tóquio, ela voltou à Ásia e deixou o elenco do Verdão. No entanto, ainda faturou o título de artilheira do Brasileirão 2021.
Gabi Zanotti – Corinthians
Dona de uma pontaria matadora, Gabi Zanotti foi a autora do gol que garantiu às Brabas o título da Supercopa Feminina de 2022 diante do Grêmio, na NeoQuímica Arena, e de dois gols na conquista do Paulistão diante do São Paulo por 3 a 1.
A atleta de 37 anos, foi eleita a craque do Brasileirão Feminino de 2021.
Vanessinha – Cruzeiro
Vanessinha é a autora do primeiro gol da equipe feminina do Cruzeiro. A atleta de 25 anos chama a atenção quando o assunto é a média de dribles por partida. Somente no Brasileirão Feminino 2021 foram cinco por jogo.
Na temporada anterior, Vanessinha deu quatro assistências e marcou dois gols. Em 2022, ela teve seu contrato renovado e deve dar muito trabalho aos adversários.
Pri Back – Grêmio
No Sul, o destaque vem por parte do time gremista. Aos 30 anos, Pri Back é o grande nome do meio de campo do Tricolor Gaúcho. Ela é dona da média de quatro desarmes por jogo, além de ter, em 16 jogos, quatro participações diretas que resultaram em gols prós.
Ela esteve em campo pela Supercopa Feminina que aconteceu diante do Corinthians neste ano, mas a equipe ficou com o vice-campeonato.
O Brasileirão Feminino 2022 tem transmissão da TV Band e no site Band.com.br.