Dez torcedores que participaram dos eventos-teste no Maracanã, em jogos do Flamengo, em setembro, testaram positivo para a Covid-19. A Prefeitura do Rio detectou a contaminação durante o período em que acompanhou os mais de 34 mil torcedores que estiveram presentes nas partidas, por duas semanas, após os eventos.
Além dos 10 torcedores que testaram positivo, outras 35 pessoas apresentaram suspeita de contaminação. Segundo o município, a maioria desses torcedores tinha menos de 59 anos e teve sintomas leves, e menos da metade tinha o esquema vacinal completo.
O infectologista José Pozza afirma que, mesmo que o número de pessoas contaminadas seja baixo, o risco de transmissão para outras pessoas é grande.
Quanto ao jogo do Vasco, em São Januário, nenhum caso suspeito ou confirmado foi identificado pela Secretaria Municipal de Saúde.
Todos os testes negativos
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, todas as pessoas que acompanharam as partidas no Maracanã e em São Januário apresentaram teste negativo para a Covid-19 antes das partidas. Este era um dos requisitos obrigatórios para entrar nos estádios.
Também era necessário apresentar o comprovante de vacinação. Mas, a partir desta sexta-feira (8), o torcedor deve apresentar apenas um desses documentos: teste antígeno ou PCR negativo ou o comprovante do esquema vacinal completo.
Nesta sexta-feira (8), a Prefeitura do Rio alterou o decreto sobre a presença de público em estádios. A partir da data, o torcedor deve apresentar o exame antígeno ou PCR negativo ou o comprovante do esquema vacinal completo. Antes, os dois documentos eram exigidos.