A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, entidade que organiza o Oscar, anunciou que vai investigar o tapa dado por Will Smith no comediante Chris Rock, na cerimônia deste domingo (27).
Uma nota emitida pela academia e reproduzida pela revista The Hollywood Reporter nesta segunda (28), afirma que a academia "condena as ações de Smith na cerimônia na noite passada" e explorará como proceder em relação a elas "de acordo com nossos estatutos, guias de conduta, e a lei da Califórnia".
A entidade está convocando em caráter de emergência os membros de seu conselho para revisar o episódio, que chocou o mundo.
Entenda a polêmica entre Will Smith e Chris Rock
A noite de premiações do Oscar 2022 ficou marcada pelo tapão que Will Smith deu em Chris Rock ao vivo no palco da cerimônia, em Los Angeles. O humorista fez uma piada sobre Jada Pinkett-Smith, mulher do ator, estar parecida com a personagem G.I. Jane, interpretada por Demie Moore no filme “Até o Limite da Honra” (1997) - em que ela aparece careca.
Após o desentendimento, Smith foi amparado por amigos como Bradley Cooper e Denzel Washington, que aconselharam o ator a manter calma. Will Smith ganhou a estatueta de melhor ator pelo filme "King Richard" e, em seu discurso, pediu desculpas pela agressão a Rock e revelou o que Denzel disse a ele.
“Eu sei, para fazer o que fazemos, precisamos dar conta dos abusos. Você precisa aguentar pessoas falando maluquices sobre você. Nessa indústria, você precisa aguentar pessoas te desrespeitando. Você precisa sorrir e fingir que está tudo bem. O Denzel me disse há uns minutos: ‘tome cuidado em seus melhores momentos, é quando o diabo vem atrás de você’”.
Will Smith pede desculpas a Chris Rock
O ator Will Smith fez um pedido público de desculpas público a Chris Rock, na noite desta segunda-feira. Pelas redes sociais, o vencedor do Oscar de melhor ator por "King Richard" disse que seu comportamento foi “inaceitável” e que todas as formas de violência é “venenosa e destrutiva”. Chris Rock ainda não se manifestou sobre o ocorrido.
Veja na íntegra o comunicado de Will Smith:
"A violência em todas as suas formas é venenosa e destrutiva. Meu comportamento no Oscar de ontem à noite foi inaceitável e indesculpável. Piadas às minhas custas fazem parte do trabalho, mas uma piada sobre a condição médica de Jada era demais para mim e reagi emocionalmente. Eu gostaria de me desculpar publicamente com você, Chris. Eu fiquei fora de linha e errado. Estou envergonhado e minhas ações não foram indicativas do homem que quero ser. Não há lugar para violência em um mundo de amor e gentileza. Também gostaria de pedir desculpas à Academia, aos produtores do programa, a todos os participantes e a todos que assistem ao redor do mundo. Eu gostaria de me desculpar com a Família Williams e minha Família 'King Richard'. Lamento profundamente que meu comportamento tenha manchado o que tem sido uma jornada linda para todos nós.
Eu sou um trabalho em progresso.
Sinceramente,
Will"