O ator Will Smith renunciou nesta sexta-feira (1º) como membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Com isso, o artista não participará mais da votação para o Oscar.
"Recebemos e aceitamos a renúncia imediata do senhor Will Smith", disse a Academia, garantindo que seguirão com procedimentos disciplinares até a reunião da instituição, no próximo dia 18 de abril.
Em comunicado publicado pela revista Variety, Will Smith disse que respondeu ao aviso de audiência disciplinar da Academia e aceitará todas e quaisquer consequências da conduta dele, e que a agressão foi “chocante e imperdoável”.
"A lista daqueles que machuquei é longa e inclui Chris, sua família, muitos dos meus queridos amigos e entes queridos, todos os presentes e o público de todo o mundo em casa”, explicou o ator.
O ator ainda comentou estar de coração partido por “trair a confiança da Academia” e privar outros indicados e vencedores de celebrar o dia como deveriam.
“Mudança leva tempo e estou comprometido em trabalhar para garantir que eu nunca mais permita que a violência ultrapasse a razão”, concluiu.
Na última semana, Will Smith já havia feito um pedido público de desculpas a Chris Rock ao dizer que agiu de forma emocional, com um comportamento que definiu como “inaceitável e indesculpável". Chris Rock se pronunciou dias depois, afirmando que estava “processando o que aconteceu”.
Por que Will Smith agrediu Chris Rock?
Em seu monólogo durante sua participação no Oscar, Chris Rock fez uma piada sobre Jada Pinkett-Smith, mulher de Will, estar parecida com a personagem G.I. Jane, interpretada por Demie Moore no filme “Até o Limite da Honra” (1997) - em que ela aparece careca.
Jada já havia falado abertamente sobre ter uma condição de perda de cabelo. A questão está relacionada a uma condição de saúde chamada alopecia, que pode repercutir na queda dos pelos em diversas áreas do corpo.
Após a fala do humorista, Jada foi mostrada revirando os olhos na plateia. Mas, enquanto o comediante tentava defender a “brincadeira”, Will Smith subiu ao palco e lhe deu um tapa. "Uau! Will Smith me deu uma porrada", respondeu Rock, sorrindo. Já sentado, Smith gritou: “Mantenha o nome da minha esposa fora da p**** da sua boca”.
Rock respondeu atônito: "Nossa, cara. Foi uma piada sobre 'Até o Limite da Honra'". O astro de 'King Richard: Criando Campeãs', então, repetiu, aos berros: "Mantenha o nome da minha esposa fora da p**** da sua boca!". Ainda sorrindo, Rock encerrou a discussão dizendo: "Vou fazer isso, ok? Ah, ok. Esta foi a maior noite na história da televisão".
Depois do tapa, Will Smith venceu o Oscar na categoria de melhor ator pelo filme "King Richard".