Walter Salles cita Fernanda Torres e dedica Oscar para Eunice Paiva: "Decidiu resistir"

Estatueta de Melhor Filme Internacional representa a primeira vitória do Brasil na maior premiação do cinema

Da redação

Resumo

  • "Ainda estou aqui", dirigido por Walter Salles, ganhou o Oscar de Melhor Filme Internacional.
  • Walter Salles dedicou o prêmio à Eunice Paiva, protagonista da história real durante a ditadura militar brasileira, e à Fernanda Torres e Fernanda Montenegro.
  • Esta foi a quinta indicação do Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional e a segunda indicação para Walter Salles, que já havia sido indicado pelo filme "Central do Brasil".

Este resumo foi gerado por inteligência artificial e cuidadosamente revisado por jornalistas antes de ser publicado.

“Ainda estou aqui" ganhou o Oscar de melhor filme internacional, neste domingo (2), e o diretor Walter Salles dedicou o prêmio à Eunice Paiva, protagonista da história que aconteceu durante a ditadura militar brasileira, e citou Fernanda Torres e Fernanda Montenegro.

“Obrigado, em primeiro lugar, em nome do cinema brasileiro, em um grupo tão fantástico de cineastas. Eu dedico esse prêmio a uma mulher que, depois de uma perda durante a ditadura, decidiu não se curvar e resistir. Esse prêmio é dedicado à Eunice Paiva. E eu dedico esse prêmio às duas mulheres extraordinárias que deram vida à ela: Fernanda Torres e Fernanda Montenegro”, disse Walter Salles.

A estatueta de Melhor Filme Internacional representa a primeira vitória do Brasil em toda a trajetória da maior premiação do cinema.

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"Ainda Estou Aqui" vence o Oscar de Melhor Filme InternacionalCarlos Barria/Reuters
"Anora" confirma favoritismo e vence como melhor filme do Oscar. Foram cinco estatuetas na noiteREUTERS/Carlos Barria
Mikey Madison vence como melhor atriz por "Anora". Não deu para Fernanda TorresREUTERS/Carlos Barria
Kieran Culkin ganha o Oscar de melhor ator coadjuvante por "A verdadeira dor"REUTERS/Carlos Barria
"Flow", da Letônia, vence a categoria de melhor animaçãoREUTERS/Daniel Cole
"In the shadow of cypress" vence como curta-metragem de animaçãoREUTERS/Carlos Barria
Paul Tazewell recebe prêmio do "Wicked" de melhor figurinoREUTERS/Carlos Barria
Sean Baker recebe o Oscar de melhor roteiro original por "Anora"REUTERS/Carlos Barria
"Conclave" leva como melhor roteiro adaptado. Peter Straughan recebe o prêmioREUTERS/Carlos Barria
O Oscar de maquiagem e cabelo vai para "A substância"REUTERS/Carlos Barria
Sean Baker recebe 2ª estatueta na noite de Oscar, de melhor edição com "Anora"REUTERS/Carlos Barria
Zoe Saldaña, de "Emilia Pérez", leva Oscar de atriz coadjuvanteREUTERS/Carlos Barria
"Wicked" ganha segundo Oscar na categoria de direção de arteREUTERS/Carlos Barria
"El Mal", de "Emilia Pérez", ganha como melhor canção originalREUTERS/Carlos Barria
"The only girl in the orchestra" ganha na categoria Documentário de curta-metragemREUTERS/Carlos Barria
"No other land" leva Oscar na categoria Melhor DocumentárioREUTERS/Carlos Barria
"Duna: Parte 2" leva prêmio de melhor somREUTERS/Carlos Barria
"Duna: Parte 2" também vence categoria efeitos visuaisREUTERS/Carlos Barria
"Eu Não Sou um Robô" ganha como melhor filme de curta-metragemREUTERS/Carlos Barria
"O brutalista" ganha Oscar de melhor fotografiaREUTERS/Carlos Barria
"O brutalista" confirma favoritismo e leva trilha sonoraREUTERS/Carlos Barria
Adrien Brody ganha na categoria de melhor ator por "O brutalista"REUTERS/Carlos Barria
Sean Baker ganha como melhor direção por "Anora"REUTERS/Carlos Barria

O longa enfrentava forte concorrência de “Emilia Pérez”, que era considerado favorito na categoria no início da temporada até ser envolto por diversas polêmicas. Concorriam também “Flow” (Letônia), “A Garota da Agulha” (Dinamarca) e “A Semente do Fruto Sagrado” (Alemanha).

Nas últimas semanas, inclusive, o filme dirigido por Walter Salles passou a ser apontado como favorito por diversas publicações e especialistas, como a revista “Variety” e o jornal “The New York Times”.

Esta foi a quinta indicação do Brasil em Melhor Filme Internacional e a segunda do diretor Walter Salles, que já havia sido indicado anteriormente por “Central do Brasil”.

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