Volta dos cinemas: tire dúvidas dos novos protocolos em São Paulo

Do Metro Jornal

Cinemas estão liberados na sala de São Paulo, com regras de distanciamento
PxHere

Ai, que saudade de pegar um cineminha! O protocolo de reabertura das salas de exibição em São Paulo foi assinado pelo prefeito Bruno Covas no último sábado, 10, mas neste fim de semana é que a oportunidade de quebrar o jejum se amplia, com mais locais em funcionamento.

O Cinemark, que abriu uma única sala no sábado, reativou outras 17 nessa quinta-feira. Espaço Itaú, Playarte, Kinoplex, UCI, Cinesystem, Reserva Cultural, Petra Belas Artes, Cinépolis e Centerplex também estão funcionando. O Cinesesc ainda não tem previsão de reabertura.

As regras sanitárias continuam valendo para manter a capital na fase verde da flexibilização da quarentena da Covid-19: máscaras obrigatórias, distanciamento e limpeza sistemática continuam como parte do manual básico de quem sai de casa. Mas e se eu quiser comer uma pipoca? O Metro Jornal responde a essa e outras perguntas.  

Posso comprar ingresso na hora?
A ideia é que a sessão seja planejada, mesmo porque as salas terão capacidade reduzida. Embora a venda presencial seja feita, inclusive para pagamento em dinheiro, prefira comprar as entradas online ou nos terminais de autoatendimento.

Posso comer no cinema?
O melhor é permanecer com a máscara o máximo de tempo possível, como em todo lugar fora de casa. Mas será possível comer e beber (apenas dentro da sala).

Estou acompanhado. Vou precisar me sentar longe?
Vocês vão poder ficar juntinhos, sim, desde que se mantenham distante de outras pessoas no local.

E depois que o filme acaba, como não aglomerar?
A saída deve ser feita de maneira gradual, fileira por fileira. Um funcionário vai orientar o momento de se levantar da poltrona.

A minha cadeira será higienizada antes de eu entrar?
Pelos protocolos, as salas são desinfectadas entre as sessões, principalmente poltronas, porta-copos, mesas, corrimãos e corredores.

E o ar-condicionado?
Exigência da Anvisa, todos os cinemas no Brasil precisam ter um sistema de ar-condicionado que renove o ar de dentro das salas. O Cinépolis explica: “O ar é recolhido, filtrado, refrigerado e insuflado para a plateia, ao mesmo tempo em que o ar quente dali é retirado, tudo por meio de redes de dutos independentes, o que garante a troca segura e frequente de ar.”

No Cinemark, os aparelhos têm filtros trocados com maior frequência, assim como no Kinoplex, que usa pastilhas antibacterianas. Já as salas da UCI foram equipadas com o iWave, uma tecnologia americana que purifica o ar por meio de íons, que se aderem e neutralizam vírus, bactérias, ácaros e fungos.

Festival de Volta Para o Cinema
Com ingressos de R$ 5 a R$ 20, o Festival de Volta Para o Cinema finalmente chegou à cidade de São Paulo. São grandes sucessos de ação, comédia, ficção científica, terror, fantasia, suspense e drama. Cada sala define sua programação. No cardápio, há clássicos e blockbusters, como Matrix (1999), E.T. – O extraterrestre (1982), O Iluminado (1980) e Pantera Negra (2018). 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.