A capa da revista Vogue britânica reuniu as supermodelos Linda Evangelista, Cindy Crawford, Naomi Campbell e Christy Turlington para marcar a última edição de setembro do diretor Edward Enninful. A publicação acabou recebendo críticas nas redes sociais e de jornalistas especializados por trazer os ícones da moda, com mais de cinquenta anos, em fotografias extremamente retocadas e "photoshopadas".
"Tóxica”, “desanimadora”, “lamentável” e “grotesca” foram alguns termos usados na internet para definir a edição da revista. No jornal espanhol El País, Elsa Fernández-Santos escreveu que a capa era um "delírio", por não retratar a passagem do tempo para as supermodelos.
Enaltecidas por definir os conceitos de moda na década de 1990, Linda Evangelista, 58 anos, Cindy Crawford, 57 anos, Naomi Campbell, 53 anos, e Christy Turlington, 54 anos, reeditaram uma edição da Vogue de mais de 30 anos atrás.
As modelos também divulgam na capa da revista a estreia do documentário “The Super Models”, da Apple TV+, que promete um retrato do meio da moda entre os finais dos anos 80 e os meados dos anos 90.
A edição da Vogue
Em entrevista à Vogue, as quatro modelos icônicas falaram sobre as experiências individuais na indústria ao longo das décadas. Elas refletiram sobre o posto de "rock stars" a que foram suibmetidas nos anos 90, a atenção dos tabloides, as capas de revista e a amizade que as une há mais de 30 anos.
"Minha reação quando me pediram para fazer parte desta sessão de fotos foi: 'Isso está realmente acontecendo?'" disse Naomi
"Somos mulheres – éramos mulheres na época, mas éramos mulheres jovens. Agora somos totalmente mulheres em nosso poder, em nossos corpos, sem ir a lugar nenhum, e talvez voltemos em 30 ou 40 anos novamente", exclama Christy.
Brasileiro, o fotógrafo Rafael Pavarotti foi o responsável por clicar a edição histórica reunindo as modelos. Com 29 anos, o paraense é um nome conhecido no universo da moda e da música, registrando fotos para publicações como GQ, iD, Dazed e para coleções da Dior, além de ter trabalhado para Beyoncé, Harry Styles e Rihanna.