Você sabia? Quadrilhas são típicas da festa de São João somente no Brasil

Da Redação

Quadrilhas são elementos típicos da festa de São João no Brasil
Reprodução/Band

Apesar de ser uma das festas mais populares e amadas do nosso país, a festa de São João não nasceu no Brasil. A festa chegou ao país junto com a Corte Portuguesa, mas sofreu algumas alterações por aqui, já que em Portugal a festa tinha e ainda tem um caráter mais devocional. 

Primeiro, foram criados elementos simbólicos que deram um ar dramatúrgico à festa. Um deles é a quadrinha que foi adaptada, aliás, das danças da nobreza cortesã francesa. Assim, chegaram os anarrié e alavantú. Detalhe: a quadrilha não existe na festa de São João em outros lugares do mundo, somente no Brasil.

Outro símbolo da festa de São João são as fogueiras. Existem duas versões para o seu surgimento nas festividades. Uma diz que a tradição veio da Europa, já que a fogueira junina era uma parte da tradição dos festejos pagãos. 

A outra, “cristianiza” a fogueira. Conta-se que acender fogueira vinha do combinado entre as primas Maria e Izabel. Assim, quando João Batista estivesse perto de nascer, Isabel acenderia uma fogueira em cima de um monte para que Maria viesse de longe e corresse para ajudar. Ainda hoje, a fogueira é comum em todas as festas de São João pelo mundo afora.

E onde surgiu a festa junina?

A festa de São João teve origem nas celebrações pagãs, que aconteciam no solstício de verão, no hemisfério norte, para comemorar a colheita. Muito antes do cristianismo. Mas, com a expansão do Império Romano, as celebrações pagãs foram revestidas com o manto da Igreja Católica e se tornaram as festas de santos que conhecemos.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.