Vera Viel revela como descobriu tumor raro; entenda o que é sarcoma sinovial

A esposa de Rodrigo Faro passou por uma cirurgia para retirada de câncer e detalhou sua recuperação

Da Redação

Vera Viel
Reprodução/Instagram/veraviel

Vera Viel, de 49 anos, compartilhou em suas redes sociais, na manhã desta quarta-feira (23), um relato sobre sua descoberta do tumor raro e maligno, sarcoma sinovial, na sua coxa esquerda. A esposa de Rodrigo Faro, de 51 anos, passou por uma cirurgia para retirada de câncer e detalhou sua recuperação.

Na publicação, Vera explica que descobriu o tumor nas aulas de muay thai que fazia - isso porque o impacto dos chutes fizeram com que surgisse um hematoma interno e, a partir disso, o nódulo na coxa esquerda foi encontrado. 

"Deus fez tudo em cada detalhe para eu descobrir (...) Aqui eu chutando nas aulas muay thay, foi por conta disso que acabei descobrindo o nódulo", relatou.

"Nunca tinha ouvido falar do sarcoma sinovial das partes moles, raríssimo", disse ela. "A minha recuperação está sendo ótima porque sempre treinei e isso ajuda muito", explicou ela. Vera também disse que já começou com as sessões de fisioterapia e radioterapia.

O que é sarcoma sinovial?

O sarcoma sinovial é um tipo raro de câncer que afeta os tecidos moles do corpo, especialmente perto das articulações, como joelhos, tornozelos e cotovelos. 

Apesar do nome, ele não está diretamente relacionado ao tecido sinovial (o tecido que reveste as articulações), mas pode se desenvolver nas proximidades de tendões, ligamentos ou músculos.

Esse tipo de sarcoma é considerado agressivo e pode se espalhar para outras partes do corpo, como os pulmões. Ele é mais comum em adolescentes e adultos jovens, mas pode ocorrer em qualquer idade.

Os sintomas do sarcoma sinovial incluem inchaço, dor na área afetada e, eventualmente, dificuldade de movimentação da articulação. O diagnóstico é feito por exames de imagem (como ressonância magnética) e biópsia. 

O tratamento geralmente envolve cirurgia para remover o tumor, quimioterapia e radioterapia, dependendo do estágio e da localização do câncer.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.