A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos causou alvoroço nas redes sociais e o motivo foge do convencional: a escolha dos looks. O evento acontece na sexta-feira, 26 de julho, e os uniformes da delegação brasileira recebeu inúmeras críticas nas redes sociais. Os internautas alegam que escolha foi simples e poderia ter representado melhor o país.
Paris é a capital mundial da moda e o berço de tendências clássicas. Por isso, marcas de grife, fizeram questão de assinar os uniformes. Os atletas italianos, por exemplo, usarão peças feitas pela Emporio Armani, de alto luxo. Ralph Lauren assina os trajes dos Estados Unidos; os uniformes da França foram projetados por Stéphane Ashpool.
O Brasil escolheu uma jaqueta com detalhes bordados feitos à mão por bordadeiras do Rio Grande do Norte e outras peças feitas pela Riachuelo. Além de contar com a colaboração da Puma e da Havaianas.
Em nota, a Riachuelo falou sobre os trajes: “Os bordados dos uniformes da cerimônia de abertura foram realizados pelo talento das bordadeiras do Sertão de Timbaúba dos Batistas, no Rio Grande do Norte, as protagonistas dessa história. Seus trabalhos refletem a tradição e habilidade artesanal do Brasil e esse foi o nosso propósito, fomentar as raízes brasileiras por meio da moda. Um projeto desenvolvido por muitas mãos, ancorado também no próprio propósito da Olimpíada de Paris – valorizar a sustentabilidade e celebrar a primeira competição com equidade de gênero na história”.
A varejista ainda explica: “Foram mais de 500 famílias envolvidas diretamente entre quem participou da criação, costura, modelagem, corte, embalagem, controle de qualidade, bordado, etc. Também foram priorizados os processos e matérias-primas mais sustentáveis, com destaque especial para o jeans, já que o Brasil é o segundo maior produtor de denim no mundo”.
Contudo, nas redes sociais, os internautas avaliaram: “Sério que esse é o uniforme do Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024? Chinelo? Olha a Mongólia… Impecável! Olimpíadas não é festa de “churrasco” na casa de amigo não”, disse uma. “Será que não dá tempo de trocar esse uniforme horroroso? O Brasil não merece”, reclamou outra.
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) rebateu as críticas ao uniforme que será usado na cerimônia de abertura dos Jogos de Paris. Os principais dirigentes da entidade reclamaram de como muitas pessoas estão usando o assunto nas redes sociais.
"Não é a Paris Fashion Week, são os Jogos Olímpicos. Então nosso foco está nisso. A gente sempre tem comentários excelentes, basta ver os vídeos dos próprios atletas nas redes sociais", avisou Paulo Wanderley, presidente do COB.
Gustavo Herbetta, diretor de marketing da entidade, lembrou que o debate é subjetivo, citando que tem gente que gostou, tem outros que não gostaram. "A gente, obviamente, participou de todo o processo de escolha desse uniforme, a gente aprovou com muito orgulho. Se precisasse, a gente aprovaria esse uniforme de novo", disse.
Após a polêmica o termo teve um pico de buscas no Google Trends. Nos últimos meses, os uniformes para a cerimônia de abertura das Olimpíadas não haviam ganhado o mesmo destaque nas discussões sobre o evento esportivo.
Veja os 6 uniformes mais elogiados das Olimpíadas:
Enquanto o uniforme brasileiro para a abertura do evento esportivo foi muito criticados, outras delegações foram amplamente elogiadas. Veja algumas delas: