One Direction usou o perfil do grupo no Instagram, na quinta-feira (17), para se pronunciar sobre a morte do cantor Liam Payne. Em nota, Niall Horan, Harry Styles, Louis Tomlinson e Zayn Malik disseram que estão completamente devastados com a notícia.
"Estamos completamente devastados com a notícia da morte de Liam. Em tempo, quando todos conseguirem, teremos mais coisas a serem ditas. Por enquanto, levaremos algum tempo para lidarmos com o luto e processarmos a perda do nosso irmão, a quem amávamos tanto", começou o comunicado.
O grupo formado em 2010, ficou em atividade até 2016, quando decidiram seguir carreiras solo. Na publicação, eles relembraram as memórias que compartilharam com Liam. "As memórias que dividimos, serão guardadas para sempre. Nossos pensamentos estão com os familiares, seus amigos, e os fãs que o amavam assim como nos amam."
"Vamos sentir sua falta terrivelmente. Nós te amamos, Liam. Louis, Zayn, Niall e Harry", encerrou a nota.
O que se sabe sobre a morte de Liam Payne?
Liam Payne, ex-integrante da One Direction, morreu nesta quarta-feira (16), conforme o site da emissora argentina Todo Notícias. O cantor foi encontrado morto no hotel Casa Sur, na cidade de Buenos Aires, na Argentina.
Segundo o portal ‘Clarín’, o laudo confirma que a causa da morte foi politraumatismo, com hemorragia interna e externa. Além disso, Liam teria falecido instantaneamente, confirmando a informação dada à imprensa pelo responsável do Sistema de Atenção Médica de Emergência (Same) da Argentina.
Conforme dados do Google Trends, o nome do cantor atingiu o pico de buscas pelos brasileiros apenas após sua morte. O nome do famoso chegou a ser buscado na internet em outros momentos, mas sempre envolvendo a banda.
Há uma exceção. Quando o astro pop marcou presença no Brasil, em 2021, durante um aniversário de 15 anos de uma debutante em Goiânia. Amanda Callegari, quem ganhou o presente, é filha de Giselle Callegari e Marcelo Rocha da Silva, dupla de empresários.
Na época, os vídeos da apresentação chegaram a bombar nas redes sociais e as buscas pelo nome do artista aumentaram.
Veja o interesse dos brasileiros pelo One Direction ao longo dos anos
A boyband britânica, formada em 2010 no programa “The X Factor”, rapidamente conquistou uma legião de fãs no Brasil, um dos maiores mercados da banda. Entre 2012 e 2015, o grupe viveu seu auge.
Conforme dados do Google Trends, o maior pico de buscas dos brasileiros pela banda se deu justamente em 2012, quando os meninos lançaram “Take Me Home”, o segundo álbum de estúdio do grupo — apenas alguns meses após se apresentarem no encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres.
Outro momento de muita procura dos brasileiros pela banda se deu durante a primeira visita do One Direction ao Brasil, em 2014, que foi marcada por uma grande euforia, com os shows em São Paulo e no Rio de Janeiro. Essa foi a única vez em que a banda esteve em terras brasileiras.
Durante esses anos, o One Direction dominou as redes sociais, com fãs brasileiros colocando frequentemente o grupo entre os tópicos mais comentados do Twitter (atual X), por exemplo.
Após o anúncio do hiato indefinido da banda em 2016, o interesse começou a se fragmentar. Cada membro seguiu carreira solo, e os fãs brasileiros continuaram a apoiar seus ídolos em projetos individuais, mas o fervor coletivo pela banda como um todo diminuiu.
Nomes como Harry Styles, Zayn Malik, Niall Horan, Liam Payne e Louis Tomlinson mantiveram suas bases de fãs no Brasil, com Harry Styles sendo o artista que ganhou maior apelo no país.
Contudo, após a morte trágica de Liam, as buscas e o interesse pela banda cresceu muito em comparação aos últimos anos.