O fim de uma era! Pelé morreu nesta quinta-feira (29), em São Paulo, mas estará para sempre eternizado na história do futebol e em vários filmes dos quais participou ou foi tema. O maior jogador brasileiro de todos os tempos ganhou muitas homenagens nas telonas ainda em vida. A primeira delas aconteceu em 1962 com o longa “O Rei Pelé”, baseado no livro “Eu sou Pelé”, de Benedito Ruy Barbosa.
Desde aquela época, muita coisa mudou. O cinema não só deixou de ser preto e branco como as produções dedicadas ao astro ganharam espaço na televisão, se tornaram projetos em plataformas de streaming e emocionaram ao público. Abaixo, confira algumas delas:
Pelé (2021)
Onde assistir? Netflix
O documentário apresenta a vida do jogador de futebol e abrange o período extraordinário em que ele, o único jogador a vencer três Copas do Mundo, passou de astro do futebol em 1958 a herói nacional em 1970, uma época radical e turbulenta no Brasil.
Pelé: O Nascimento de uma Lenda (2016)
Onde assistir? Globoplay
Mostra a história do jogador desde a infância até os 17 anos, quando conduziu o Brasil na campanha do título da Copa do Mundo de 1958.
Pelé eterno (2004)
Onde assistir? Globoplay
Com entrevistas de outros jogadores e de familiares do craque, o documentário mostra os 1284 gols da carreira de Pelé. Tudo é exibido através de uma narrativa cronológica, em que o campeão fala das conquistas em campo, dos jogos mais importantes da carreira e de lances que fizeram história.
Isto é Pelé (1974)
Onde assistir? Globoplay
Outra obra documental, começa com Pelé correndo pelas praias de Santos, no litoral de São Paulo, e orientando crianças que estão praticando futebol. O filme destaca momentos do astro, como participações em Copas do Mundo, a despedida dos gramados e os gols marcados.
Participações
Estima-se que, entre filmes, documentários e participações especiais, Pelé está presente em cerca de 16 obras do universo audiovisual. Veja alguns projetos que contaram com o brilho do Rei do futebol:
Fuga para a Vitória (1981)
Onde assistir? HBO Max
O filme, estrelado por Sylvester Stallone, se passa em uma prisão nazista na Segunda Guerra Mundial. Lá, presos políticos são obrigados a participar de uma partida de futebol contra um time Alemão. Na trama, Pelé interpretou um dos prisioneiros que tramava uma arriscada fuga durante o jogo.
O Barão Otelo no Barato dos Bilhões (1971)
Onde assistir? Globoplay
Comédia brasileira, de Miguel Borges, o filme mostra a vida de João sem direção, um homem humilde, que mora no Rio de Janeiro. Pelé entra em cena como doutor Arantes quando o protagonista precisa de dinheiro emprestado para mudar de vida.
Os Trapalhões e o Rei do Futebol (1986)
Onde assistir? Apple TV
Na história, os Trapalhões interpretam funcionários de um clube de futebol que passa por uma crise com derrotas e conflitos políticos. Com a dispensa do técnico, um deles é escolhido para substituir e treinar os jogadores, obtendo sucesso no cargo. Pelé interpreta o repórter esportivo Nascimento, um setorista empolgado com o êxito da equipe.
Tem mais!
Edson Arantes do Nascimento também esteve em cena nos filmes Brasil verdade (1964), A Marcha (1972), Passe Livre (1974), Os Trombadinhas (1979), Pedro Mico (1985) e Primeiro de Abril, Brasil (1988).