Entretenimento

Veja filmes que homenageiam Pelé e contam a história do Rei do futebol

Edson Arantes do Nascimento faleceu aos 82 anos em meio ao tratamento de um câncer no cólon

Da redação

Veja filmes que homenageiam Pelé, que morreu nesta quinta-feira (29) Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

O fim de uma era! Pelé morreu nesta quinta-feira (29), em São Paulo, mas estará para sempre eternizado na história do futebol e em vários filmes dos quais participou ou foi tema. O maior jogador brasileiro de todos os tempos ganhou muitas homenagens nas telonas ainda em vida. A primeira delas aconteceu em 1962 com o longa “O Rei Pelé”, baseado no livro “Eu sou Pelé”, de Benedito Ruy Barbosa.  

Desde aquela época, muita coisa mudou. O cinema não só deixou de ser preto e branco como as produções dedicadas ao astro ganharam espaço na televisão, se tornaram projetos em plataformas de streaming e emocionaram ao público. Abaixo, confira algumas delas: 

Pelé (2021) 

Onde assistir? Netflix 

O documentário apresenta a vida do jogador de futebol e abrange o período extraordinário em que ele, o único jogador a vencer três Copas do Mundo, passou de astro do futebol em 1958 a herói nacional em 1970, uma época radical e turbulenta no Brasil. 

Pelé: O Nascimento de uma Lenda (2016)
Onde assistir? Globoplay 

 Mostra a história do jogador desde a infância até os 17 anos, quando conduziu o Brasil na campanha do título da Copa do Mundo de 1958. 

Pelé eterno (2004) 

Onde assistir? Globoplay 

Com entrevistas de outros jogadores e de familiares do craque, o documentário mostra os 1284 gols da carreira de Pelé. Tudo é exibido através de uma narrativa cronológica, em que o campeão fala das conquistas em campo, dos jogos mais importantes da carreira e de lances que fizeram história.  

Isto é Pelé (1974) 

Onde assistir? Globoplay 

Outra obra documental, começa com Pelé correndo pelas praias de Santos, no litoral de São Paulo, e orientando crianças que estão praticando futebol. O filme destaca momentos do astro, como participações em Copas do Mundo, a despedida dos gramados e os gols marcados. 

Participações 

Estima-se que, entre filmes, documentários e participações especiais, Pelé está presente em cerca de 16 obras do universo audiovisual. Veja alguns projetos que contaram com o brilho do Rei do futebol: 

Fuga para a Vitória (1981) 

Onde assistir? HBO Max  

O filme, estrelado por Sylvester Stallone, se passa em uma prisão nazista na Segunda Guerra Mundial. Lá, presos políticos são obrigados a participar de uma partida de futebol contra um time Alemão. Na trama, Pelé interpretou um dos prisioneiros que tramava uma arriscada fuga durante o jogo. 

O Barão Otelo no Barato dos Bilhões (1971) 

Onde assistir? Globoplay 

Comédia brasileira, de Miguel Borges, o filme mostra a vida de João sem direção, um homem humilde, que mora no Rio de Janeiro. Pelé entra em cena como doutor Arantes quando o protagonista precisa de dinheiro emprestado para mudar de vida. 

Os Trapalhões e o Rei do Futebol (1986) 

Onde assistir? Apple TV 

Na história, os Trapalhões interpretam funcionários de um clube de futebol que passa por uma crise com derrotas e conflitos políticos. Com a dispensa do técnico, um deles é escolhido para substituir e treinar os jogadores, obtendo sucesso no cargo. Pelé interpreta o repórter esportivo Nascimento, um setorista empolgado com o êxito da equipe.  

Tem mais!

Edson Arantes do Nascimento também esteve em cena nos filmes Brasil verdade (1964), A Marcha (1972), Passe Livre (1974), Os Trombadinhas (1979), Pedro Mico (1985) e Primeiro de Abril, Brasil (1988). 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais