Veja destaques da maior exposição imersiva do Van Gogh que estreia em SP

Vista por mais de 1 milhão de pessoas, a experiência sobre a obra do pintor estreia no próximo dia 15

Por Hanna Rahal

Veja destaques da maior exposição imersiva do Van Gogh que estreia em SP
Exposição Van Gogh
Reprodução

A maior exposição imersiva mundial sobre a obra de Van Gogh chega a São Paulo e estreia em 15 setembro. O Shopping Lar Center recebe a exposição criada em inédita resolução 8K, com a participação de Fernanda Montenegro lendo as cartas do pintor para seu irmão Theo. O Band.com.br foi convidado para ver a exposição em primeira mão, e te conta detalhes! 

Exposições imersivas funcionam?

A tecnologia imersiva se torna cada vez mais popular, principalmente nos setores de cultura e entretenimento. A realidade aumentada em videogames e salas de cinema 6D, por exemplo, buscam inserir as pessoas dentro dos mais diversos conteúdos. E a arte não fica de fora. As exposições imersivas ganharam força na pandemia, por exemplo. 

Horácio Brandão, relações-públicas da exposição, explica que Van Gogh foi escolhido, justamente, pela qualidade que tem de falar com todo mundo — tanto, que a exposição foi um fenômeno em outros estados — milhares de pessoas passaram por ela. 

“Essa mostra dá oportunidade para pessoas de diferentes gerações a conhecerem o conjunto das obras de Van Gogh. Além disso, muitos de nós tem a sensação de que não está sendo visto ou valorizado. Essa mostra prova que o reconhecimento pode vir, assim como veio para o pintor”, explica.  

Apesar de uma carreira e de uma vida curta, marcada por tropeços e desilusões, Vincent Van Gogh criou uma obra tão deslumbrante que com o passar dos anos sua importância e magnitude o transformaram em um verdadeiro patrimônio da história mundial das artes plásticas. Em vida, ele vendeu um único quadro e só ganhou uma exposição própria, 11 anos depois, organizada Johanna Bonger, cunhada do artista e quem mostrou ao mundo sua arte.  

Nesta edição da exposição, criou-se uma experiência com uma resolução maior de imagem. “Van Gogh tinha uma característica muito interessante, sua pincelada era grossa, então a definição em 8K permite que você observe essa força, além das cores. A exposição te convida, é uma abstração, uma poesia, um momento de reflexão”, observa Brandão. 

Para a organização da mostra, as exposições imersivas vieram para ficar. “É uma forma diferente de ver arte, mas é absolutamente conectada com o mundo contemporâneo, onde as crianças já nascem com um telefone na mão”, explica Brandão, que ainda rebate as críticas e garante que tudo no espaço é arte:

“Não tem como não ser arte. Nem todas as pessoas têm a possibilidade de pegar um avião para ver um quadro. Então, acho que isso é um preconceito. O próprio Van Gogh não foi compreendido em vida — ninguém achava que ele fazia arte. Mas depois, a gente entendeu que ele era um gênio. Tudo o que é novo faz com que as pessoas questionem, é preciso dar um tempo para compreenderem”, analisa o porta-voz. 

Como é a exposição Van Gogh Live 8K?

A exposição mostra mais de 250 pinturas sem molduras, que dão ao visitante a sensação de estar dentro das obras do artista. A mostra é embalada por uma trilha sonora especialmente concebida para a exposição, com músicas de Debussy, Ravel, Bach, O’Halloran, Pink Floyd e Três na Bossa.

Tudo isso narrado por Fernanda Montenegro. A atriz teve a voz escolhida para ler textos ilustrativos retirados das cartas originais de Van Gogh trocadas com seu irmão, Theo Van Gogh, que foram guardadas e publicadas pela cunhada de Van Gogh, Joanna Bonger, a grande responsável pelo sucesso póstumo do mestre holandês.

A exposição começa contando a história do pintor, explica sua relação com a arte e com o irmão. Além disso, traz a trajetória religiosa do artista, que dedicou grande parte de sua vida ao monastério e também fala de amor, afinal, ele nunca encontrou uma pessoa que tivesse verdadeiramente o compreendido e amado.

A mostra se aprofunda e trata os passatempos do pintor, que traduzem sua sensibilidade e vivência. Além de contar a história de muitas de suas obras de maneira didática. 

Brandão explica, que há um desejo de que a mesma informação seja entregue para pessoas de qualquer nível de educação ou idade. “É uma exposição muito sucinta no que fala, mas explica o que deve ser entendido. A ideia é ser acessível, democrática, não excludente e a resposta do público é ótima”, conta.  

Existe, ainda, uma preocupação em contar não só a história do artista, como também, contextualizar o que aconteceu no mundo na época que ele viveu.  Van Gogh Live 8K, foi visitada por mais de 1 milhão de pessoas desde que estreou mundialmente no Rio de Janeiro, com temporadas em Goiânia, Fortaleza e Recife, e se prepara para rodar o mundo no próximo ano.

É uma experiência grandiosa no tamanho, mas também na proposta. Desde o início da exposição, o visitante se vê inserido em um filme interativo e contemplativo sobre a vida, obras e emoções do pintor. 

Alerta de dica! É preciso ir com tempo, para apreciar cada uma das obras do salão principal. E apesar de ser completamente instagramável, permita-se desfrutar dos sons, cheiros e imagens que a exposição vai te proporcionar.

Quer mergulhar de vez na história do artista? Assista ao filme “Com amor, Van Gogh”, disponível gratuitamente na nossa plataforma de streaming, o Bandplay. O filme conta a história de um jovem que encontra uma carta de Vincent Van Gogh que nunca foi entregue. 

Após conversar com o pai, carteiro que era amigo de Van Gogh, o garoto é incentivado a entregar ele mesmo a correspondência. Desta forma, ele parte para a cidade francesa de Arles na esperança de encontrar algum contato com a família do pintor falecido. Lá, inicia uma investigação junto às pessoas que conheceram Van Gogh, no intuito de decifrar se ele realmente se matou. 

Para a crítica, “poucos filmes representam uma declaração de amor tão intensa a um artista quanto Com Amor, Van Gogh”. 

Serviço 

Local: Shopping Lar Center– Avenida Otto Baumgart 500 – Vila Guilherme – Estacionamento Externo – Acesso Av. Otto Baumgart
Período: de 15 de setembro até 30 de novembro de 2023
Horário de funcionamento: Segunda a sábado: das 10h às 22h/ Domingos e feriados: das 11:00 às 21:00
Classificação etária: livre. 
Menores de 12 anos devem ir acompanhados pelos pais ou responsável.
www.vangoghlive.com.br

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais