Em 2009, Valesca Popozuda estrelou um ensaio da Playboy deu o que falar. O motivo? Em uma das fotos ela beijou uma foto do presidente Lula, que então estava em segundo mandato. Em entrevista ao Band Entretê, a artista relembra o momento e diz que se divertiu durante o ensaio.
“Eu lembro que na época minha exigência é que [o ensaio] fosse na comunidade. Eu queria fazer em duas: no Alemão e na Rocinha. Do nada a galera mesmo da Playboy falou: ‘Vamos colocar a foto do Lula’. Foi com respeito. A galera curtiu e eu consegui realizar um sonho de estar na posse dele [em 2023]. Sensação de dever cumprido. Foi mágico, o meu coração parecia que ia explodir. A minha voz travava de emoção”, derrete-se a cantora.
O primeiro encontro com Lula havia acontecido antes, durante uma visita que o presidente fez ao Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Valesca destaca que ficou impressionada como o político tratou os moradores da comunidade e que desenvolveu uma profunda admiração por ele.
“Falaram: ‘Amanhã vai ter uma homenagem ao presidente, ele falando para a massa funkeira’. Você fica ansiosa: ‘Como será o presidente? Como ele vai te tratar? Como vai ser’. Quando eu cheguei, o carinho dele, o respeito pela nossa comunidade, pelas pessoas, aquilo me deixou mais encantada do que eu já era. Naquele dia o mundo parou para prestar atenção, viralizou. Eu não imaginava que ia ser tão grande, eu achei que ia conhecer o presidente e só”, relata ela.
A artista ficou tão fascinada que decidiu criar uma canção em homenagem ao mandatária. Assim nasceu o “Funk do Lula”, uma de suas músicas mais requisitadas pelos fãs.
“Eu fiquei mesmo encantada com o jeito dele de tratar o povo. Na época minha equipe pensou: ‘Vamos fazer um funk’. Aí fomos montando. ‘Conheci o Lula no complexo do Alemão e ele não tirou o olho do meu popozão’.[risos] Mas com todo respeito. Aí depois encontrei ele, levei a letra e pedi consentimento para gravar. Era uma forma de homenageá-lo no nosso mundo da comunidade, a fala, o linguajar”, frisa.
Novos projetos
Valesca Popuzada acaba de lançar uma nova música, “Mó Negoção”, em parceria com o cantor Kevin o Chris, e não escondeu a animação com o mais novo projeto.
“Essa feat com o Kevin era um sonho, quem não tem o sonho de fazer um feat com ele? Foi mágico para mim, o Kevin é um cara que se entrega mesmo. Eu mandei para ele a minha parte. Do nada ele brotou no estúdio e fez a parte dele, ficou comigo, produziu. Deu super certo. é Uma música muito dançante, a galera está curtindo muito. Deu pra ver já no lançamento que está indo bem”, derrete-se ela.
Aliás, a música tem um gosto especial para Valesca, pois seu estilo remete à época em que a cantora fazia parte do grupo Gaiola da Popozuda, por qual ela nutre um enorme carinho.
“Eu devo tudo à minha passagem pela Gaiola das Popozudas, foi o começo. Eu digo que nunca saí, porque nos meus shows coloco as minhas músicas daquela época. Trazer e relembrar isso na época, ter essa troca, ser você, tem tudo a ver comigo”, destaca.