"Tieta": saiba quais atores do elenco original da novela já morreram

A trama que desafiou tabus na televisão brasileira será reprisada a partir de dezembro

Da Redação

Arlete Salles, Yoná Magalhães, Tássia Camargo, Betty Faria e Benvindo Sequeira em 'Tieta', 1989
Globo/Divulgação

Originalmente transmitida entre 1989 e 1990, “Tieta” é uma novela baseada no romance Tieta do Agreste, de Jorge Amado, e traz um elenco de peso que conquistou o público e fez muito sucesso na época. 

No dia 2 de dezembro, a trama escrita por Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares volta a ser exibida no “Vale a Pena Ver de Novo”, da TV Globo. Saiba quais atores do elenco original já morreram. 

Marcos Paulo 

O ator que interpretou Arturzinho, filho do coronel Artur e o grande amor de Tonha, Marcos Paulo faleceu em 2012, aos 61 anos. Ele teve uma embolia pulmonar e não resistiu. 

Elias Gleizer 

Em 2015, aos 80 anos, o ator Elias Gleizer faleceu após sofrer uma queda, que enfraqueceu seu sistema imunológico e resultou em uma pneumonia. Ele foi o personagem Firmino na novela.

Sebastião Vasconcelos

O ator interpretava Zé Esteves, pai de Tieta, que a expulsa de casa e depois a explora, quando a jovem retorna ao agreste. Sebastião faleceu em 2013, aos 86 anos, após complicações de uma pneumonia. O ator, que deixou dois filhos, ficou muito conhecido por suas participações em novelas da época. 

Françoise Forton

A atriz foi Helena, uma das vilãs da novela e morreu em 2022, aos 64 anos, vítima de câncer. Ela deixou um filho e teve uma carreira brilhante com participações em novelas como “Estúpido Cupido” (1976), “Bebê a Bordo” (1988) e “O Clone” (2001), além de diversos filmes.

Claudia Magno 

A atriz, que interpretava Silvana na trama, faleceu aos 35 anos, em 5 de janeiro de 1994. Cláudia esteve na Globo por cerca de 10 anos. Foram vários papéis em tramas que explodiram de audiência, sendo vista como uma das grandes promessas do canal, até ser diagnosticada com Aids, que ainda era um enorme tabu naquela época. Após uma insuficiência respiratória aguda, causada pela doença, a artista faleceu. 

Yoná Magalhães

Yoná Magalhães faleceu em 2015 aos 80 anos por conta de falência múltipla dos órgãos — a artista enfrentava problemas no coração. Ela interpretava a madrasta de Tieta, Tonha. Yoná foi a primeira mocinha do casting da Rede Globo — fez diversos filmes, novelas e programas de TV. 

Claudio Corrêa e Castro

O ator interpretou o padre local, Mariano, morreu em 2005 aos 77 anos. Castro enfrentou complicações após se submeter a cirurgia para implante de ponte de safena. O artista chegou a atuar em mais de quarenta telenovelas — sendo a última em Senhora do Destino, de 2004. 

Armando Bógus

Armando Bógus, o Modesto de “Tieta”, faleceu em 1993, aos 63 anos, após lutar contra a leucemia. Além de suas novelas, como “Gabriela” (1975) e “Roque Santeiro” (1985), ele ficou marcado pelo trabalho em “Pedra Sobre Pedra” (1992), onde atuou enquanto tratava da doença.

Rogéria

Rogéria, de nome completo Astolfo Barroso Pinto, foi uma atriz, cantora, maquiadora e transformista brasileira. Tieta foi a primeira novela de Rogéria, que fez uma participação como Ninette, a administradora dos negócios da protagonista. 

Paulo José, Maria Helena Dias e outros 

  • Maria Helena Dias, que interpretou Zuleica, faleceu em 2023, aos 91 anos, de infarto e pneumonia;
  • Paulo José, o Gladstone de “Tieta”, morreu em 2021, aos 84 anos, após uma pneumonia agravada pelo Mal de Parkinson;
  • Miriam Pires, que interpretou Dona Milu, faleceu em 2004, aos 77 anos, após complicações de uma infecção por toxoplasmose;
  • Roberto Frota, o Leôncio de “Tieta”, faleceu em 2024, aos 85 anos, após complicações de um câncer de pulmão.

Sobre o que fala a novela Tieta?

Globo/Divulgação 

A história começa quando Tieta é expulsa de casa pelo pai, o rígido Zé Esteves, após ser acusada de "comportamento indecoroso". Após 25 anos, a mulher retorna à cidade natal como uma mulher rica e glamourosa, disposta a confrontar o passado e desafiar a hipocrisia dos moradores locais.

Sua chegada causa grande alvoroço em Santana do Agreste, especialmente na família, que inclui a irmã Perpétua, uma mulher amarga e moralista. Rica, requintada e exuberante, ela está disposta a se vingar de todos que a trataram mal. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.