A passagem de Taylor Swift pelo Brasil, em novembro de 2023, foi um sucesso para a economia nacional. De acordo com pesquisa divulgada nesta terça-feira (16) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os shows da ‘The Eras Tour’ no Rio de Janeiro e São Paulo ajudaram a impulsionar parte do setor de serviços a crescer no segundo semestre do ano passado, com alta de 2,2% em relação a outubro.
De acordo com o gerente da pesquisa do IBGE, Rodrigo Lobo, os shows da artista ajudaram a impulsionar setores como hospedagem e alimentação nas cidades por onde passou. "A maior influência veio da alta de alojamento e alimentação, mas também houve avanço em outros serviços prestados às famílias, impulsionado, especialmente, pelo crescimento da atividade de espetáculos teatrais e musicais, em função dos shows da cantora Taylor Swift no país", afirmou.
Lobo comparou a vinda de Taylor Swift para o Brasil com eventos mundiais, como a Copa do Mundo, que costuma atrair visitantes economicamente ativos para suas respetivas cidades-sede. Ele afirmou que os shows fomentaram também outras atividades de serviços relacionados ao turismo, como alojamento e turismo, devido a alta de reservas em hotéis e busca por passagens aéreas.
Essa não é a primeira vez que os shows de Taylor Swift são relacionados a alta da economia no mundo. No ano passado, a cantora também foi citada pelo Banco Central dos Estados Unidos por impulsionar o turismo norte-americano com os shows da ‘The Eras Tour’. No Brasil, a artista fez shows esgotados em São Paulo e no Rio de Janeiro.