Fernanda Torres é atualmente um dos nomes mais comentados no cinema. Seu último filme, “Ainda Estou Aqui”, conquistou a crítica e a tornou vencedora do Globo de Ouro e uma forte concorrente ao Oscar.
"Ainda Estou Aqui" é inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva que conta a história de sua mãe, Eunice Paiva. Fernanda Torres e Fernanda Montenegro interpretam o papel de Eunice em diferentes idades.
Filha do casal de atores Fernando Torres e Fernanda Montenegro, a atriz de 59 anos coleciona prêmios e sucessos, sendo uma das atrizes mais celebradas do Brasil. Veja outros grandes personagens de Fernanda Torres:
Inocência
Na plataforma de streaming da Band, o Bandplay, é possível assistir Inocência, a estreia de Fernanda no cinema brasileiro, com uma história de amor no Brasil imperial.
O filme se passa no século XIX, no sertão brasileiro, e conta a trágica história de amor entre a jovem Inocência, interpretada por Fernanda Torres, e Cirino, um médico itinerante vivido por Edson Celulari.
A moça ingênua, foi prometida em casamento pelo pai, no entanto, ao conhecer Cirino, se apaixona perdidamente, gerando um conflito de lealdades e deveres que culmina em um desfecho dramático.
Além de Fernanda, Chica Xavier, Edson Celulari, o pai da atriz, Fernando Torres, Sebastião Vasconcelos, Ricardo Zambelli e Chico Dias fazem parte do elenco da produção.
Dirigido por Walter Lima Jr., o longa é uma adaptação do clássico romance de Visconde de Taunay, publicado em 1872. Em novembro de 2015 o filme entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.
Em "Inocência", Fernanda Torres, então com apenas 18 anos, deu vida à personagem-título com uma sensibilidade que impressionou a crítica.
A estreia na produção marcou o início de uma carreira notável. Desde então, a famosa se consolidou como uma das mais versáteis atrizes do Brasil, com uma filmografia que inclui desde comédias populares até dramas de grande densidade.
Os Normais
Rui e Vani são noivos há sete anos, mas ainda não se casaram oficialmente. Eles têm basicamente os mesmos gostos e neuroses, mas brigam sempre. Apesar dos conflitos, cenas de ciúmes, brincadeiras e muita confusão, eles se consideram um casal normal. A mistura de humor e sinceridade de Vani fez a personagem ganhar o coração do público.
Tapas & Beijos
Na série, a atriz interpreta Fátima. Na trama, ela e a amiga Sueli trabalham na Djalma Noivas, no bairro de Copacabana, Rio de Janeiro. Apesar de serem solteiras e independentes, ambas procuram encontrar o grande amor de suas vidas, mas os seus relacionamentos são muito tumultuados. A produção foi citada na cerimônia do Globo de Ouro, como principal trabalho de Torres.
"Torres ficou conhecida por seu trabalho na comédia, atuando na série popular brasileira 'Tapas e Beijos’”, dizia. A produção contou com 169 episódios.
Saneamento básico
Moradores batalham para conseguir tratamento de esgoto na pequena vila onde vivem, e descobrem não haver verbas para solucionar o problema. Na produção, Fernanda interpreta Marina.
Casa de Areia
Dirigido por Andrucha Waddington, o premiado drama “Casa de Areia” (2005) conta a saga de mãe e filha que se veem em uma casa no meio de um grande areal. As atrizes Fernanda Montenegro e Fernanda Torres se revezam na pele de ambas as personagens, a depender da época em que se passam as cenas. Atualmente, Andrucha é marido de Fernanda Torres.
O Que É Isso, Companheiro?
Em O Que É Isso, Companheiro?, Fernanda Torres interpreta uma líder revolucionária durante a ditadura militar, contracenando com sua mãe, Fernanda Montenegro.
No longa, o jornalista Fernando (Pedro Cardoso) e seu amigo César (Selton Mello) abraçam a luta armada contra a ditadura militar no final da década de 60.
Os dois alistam num grupo guerrilheiro de esquerda. Em uma das ações do grupo militante, César é ferido e capturado pelos militares. Fernando então planeja o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick (Alan Arkin), para negociar a liberdade de César e de outros companheiros presos.
A produção, que também está disponível no Bandplay, teve indicação de melhor filme ao Oscar no ano de 1998.