Relembre a carreira de Demi Moore, que ganhou seu primeiro Globo de Ouro

Atriz foi premiada por seu papel no filme "A Substância"

Da Redação

Relembre a carreira de Demi Moore, que ganhou seu primeiro Globo de Ouro
Demi Moore posa com o prêmio de Melhor Performance de Atriz em Filme - Musical ou Comédia, por A Substância, no 82º Globo de Ouro, em Beverly Hills
Reuters/Mario Anzuoni/File Photo

Demi Moore ganhou seu primeiro Globo de Ouro na cerimônia que aconteceu no último domingo (5). Em seu discurso, a atriz, que venceu na categoria de melhor performance em filme de comédia ou musical, destacou que aquela foi a primeira vez que ganhou algum prêmio em toda a carreira e falou sobre as dificuldades que mulheres enfrentam ao longo de suas trajetórias. 

Ela, inclusive, contou que um produtor chegou a dizer que ela se tratava de uma “atriz de pipoca”, ou seja, uma artista que podia protagonizar filmes bem-sucedidos em termos de bilheteria, mas que não teria um reconhecimento pela qualidade de seu trabalho. 

Aliás, muito pelo contrário: em diversos momentos, Moore foi alvo de piadas por seu desempenho como atriz e chegou a “ganhar” duas vezes o Framboesa de Ouro, um prêmio-paródia, de pior atriz. 

Ela iniciou sua carreira como modelo e se tornou conhecida do público ao entrar para o elenco da novela “General Hospital” em 1981. Ela deixou o elenco em 1983 e emendou uma série de filmes, entre eles “Romance no Rio” (1984), “O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas” (1985), e ”Sobre Ontem à Noite". (1986).

Neste período, ela ficou conhecido como membro da “brat pack”, um nome que foi dado a jovens atores que passaram a trabalhar juntos em alguns longas.

Foi nos anos 90 que ela estourou de vez como uma estrela de Hollywood ao protagonizar, ao lado de Patrick Swayze, o filme “Ghost”, no qual um homem morre e cujo fantasma tenta salvar a vida de sua namorada, a personagem de Moore, que permanece viva.

O filme foi um sucesso estrondoso de bilheteria e teve ampla repercussão no mundo inteiro, sendo indicado a cinco Oscar, inclusive de Melhor Filme.

Em 1996, Demi Moore estrelou o filme “Striptease”, recebendo US$ 12,5 milhões – mais de R$ 76 milhões – até então o maior salário já pago a uma atriz para estrelar um filme.

Entretanto, a obra foi um retumbante fracasso de crítica, sendo considerada uma das piores já produzidas para o cinema. Com isso, a carreira de Moore entrou em declínio. Filmes como “G.I. Jane” (1997), por exemplo, também foram considerados decepções de bilheteria.

A artista passou a fazer papéis em filmes menores e também teve papéis na TV, em produções como “Empire” e “Feud: Capote vs. The Swans”.

A própria atriz disse em seu discurso de vitória no Globo de Ouro que acreditava que sua carreira já estava acabada, até receber o roteiro para o filme “A Substância”, lançado em 2024.

O filme trouxe um novo gás à carreira de Moore, que foi extremamente elogiada por seu desempenho como uma atriz em declínio que usa uma fórmula especial para criar uma versão mais jovem de si mesma. 

Demi Moore foi indicada a uma série de prêmios por este trabalho, inclusive o Globo de Ouro, que ela ganhou. E de acordo com os analistas de Hollywood, ela ainda deve ter mais indicações. 

Mais notícias

Carregar mais