A mãe de Gisele Bündchen, Vânia Nonnenmacher, morreu aos 75 anos neste domingo (28). Ela estava internada no Hospital Moinhos de Ventos, em Porto Alegre, e faleceu em decorrência de um câncer.
“O Hospital Moinhos de Vento comunica o falecimento de Vânia Maria Nonnenmacher Bündchen neste domingo (28) em decorrência de um câncer. Aos 75 anos, ela foi internada no Hospital Moinhos de Vento em 26 de janeiro”, informou a instituição de saúde em comunicado divulgado.
O corpo de Vânia Maria Nonnenmacher Bündchen, mãe da modelo Gisele Bündchen, foi velado durante nesta segunda-feira (29) na Capela Ecumênica do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre.
A modelo ainda não se pronunciou sobre a morte da mãe, com quem tinha uma relação muito próxima. Em julho de 2022, a modelo fez uma homenagem:
“Sou eternamente grata por tudo que tu fizeste e fazes por nós”, escreveu Gisele. “Obrigada por sempre nos amar, nos inspirar e nos ensinar tanto. Obrigada pela vida. Te amo muito”, completou.
Os fãs da modelo resgataram essa publicação e nos comentários expressaram seus sentimentos: "Meus sentimentos! Que sua mãezinha descanse em paz ao lado de Jesus", pediu uma. "Meus sentimentos... Deus abençoe toda família, perder uma mãe é uma dor indescritível, um vazio eterno na alma", lamentou outro. "Força, Gi. Só Deus sabe como está seu coração", acrescentou mais um.
Quem foi a mãe de Gisele Bündchen?
Vânia era bancária aposentada. Casou-se com o professor universitário Valdir Bündchen, com quem teve seis filhas: As gêmeas Gisele e Patrícia, Raquel, Rafaela, Gabriela e Graziela. A família tinha base em Horizontina, no Noroeste do Rio Grande do Sul, onde nasceu Gisele.
Durante sua adolescência, Bündchen aspirava a se tornar uma jogadora profissional de vôlei e chegou a considerar ingressar no time da Sociedade de Ginástica Porto Alegre (SOGIPA). No entanto, por insistência de sua mãe, ela se inscreveu em um curso de modelagem juntamente com suas irmãs Patrícia e Gabriela em 1993. No ano seguinte, Bündchen foi descoberta por uma agência de modelos e começou a carreira de sucesso.
Em 2018, Vânia posou para a capa da Vogue Brasil, abraçada com Gisele. À época, a revista saiu com o tema “raízes”.
Doença dos pais
Os últimos anos de Gisele Bündchen foram difíceis. Além da separação, a modelo brasileira, de 43 anos, declarou que desde a pandemia sua vida está sendo cheia de altos e baixos.
A brasileira mundialmente conhecida não revelou o diagnóstico de Valdir Bündchen e de Vânia Monnenmacher, mas confessou que os pais estavam doentes e que não foram momentos fáceis. “Tem sido muito difícil para minha família. Tem sido muito – em todas as áreas da minha vida”, falou Gisele a People. “Sinto que sempre que chove, chove. Com todas as diferentes reviravoltas que a vida dá, tudo o que podemos fazer é o melhor que podemos, dado o que acontece ao nosso redor”.
Em entrevista ao Estadão, o pai de Gisele, Valdir, já falou sobre a importância da família para a carreira da filha:
Cada vez tenho mais convicção de que uma infância amorosa e equilibrada, onde o carinho e os valores da comunidade sejam de boa formação, são importantes na vida de cada um. Isso não foi diferente para a Gisele, que cresceu em uma família grande, onde uns precisavam dos outros. Este aprendizado amoroso, que só a família pode dar, foi um grande alicerce para sua segurança pessoal. Quando você dá uma boa base, pode estimular alguém a fazer altos voos.